UMA FACA DE DOIS GUMES: MOBILIZAÇÃO MILITAR E CAPACIDADE ADMINISTRATIVA DURANTE A GUERRA CIVIL AMERICANA

Autores

  • Arnaldo Lucas Pires Júnior Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2018v38n38.34877

Palavras-chave:

Guerra Civil Americana, Formação do Estado, Mobilização.

Resumo

A Guerra Civil Americana foi o maior conflito militar da história das Américas. De dimensões até então inéditas, a guerra não só consumiu muito mais vidas do que se estimava, como também se tornou um rasgo fundamental na construção da nação norte-americana, definindo suas bases valorativas e seu modelo produtivo. Partindo desse princípio, buscaremos explorar neste artigo os diferentes desafios estratégicos e estruturais que se impuseram no esforço de guerra, tanto da Confederação quanto da União. Em relação à Confederação, examinaremos de que forma se relacionaram a defesa da escravidão e as necessidades demandadas pelo esforço de Guerra. Já no que diz respeito à União, nossa investigação analisará de que forma a mobilização militar e a necessidade de supressão de forças centrípetas existentes dentro do próprio conjunto dos Estados não rebelados se chocaram com a busca de centralização da autoridade estatal em um momento de conflito civil. Em um último movimento, buscaremos contrapor essas duas experiências de mobilização militar para responder uma questão fundamental: quais foram as consequências estruturais da guerra para o Estado americano e de que forma estas condições ajudam a explicar o resultado do conflito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arnaldo Lucas Pires Júnior, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS-UFRJ). Realiza pesquisas nas áreas de História da América Latina, História do Brasil Império, História dos Estados Unidos, História da imprensa, História das imagens e ensino de História.

Downloads

Publicado

2018-06-30

Como Citar

PIRES JÚNIOR, A. L. UMA FACA DE DOIS GUMES: MOBILIZAÇÃO MILITAR E CAPACIDADE ADMINISTRATIVA DURANTE A GUERRA CIVIL AMERICANA. Saeculum, [S. l.], v. 38, n. 38, p. 173–189, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.2317-6725.2018v38n38.34877. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/view/34877. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê