A memória em trânsito: Uma leitura da Via Sacra enquanto construção coletiva
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2019v24n41.47240Resumo
Tendo por guia a obra de Maurice Halbwachs “La topographie légendaire des évangiles en Terre Sainte”, pretendo discutir a constituição dos lugares-memória do cristianismo, dando destaque à Via Sacra. Revisitando estes lugares o passado se reatualiza na memória coletiva, fortalecendo a religião cristã. A tradição presente nestes espaços fundantes é a base do cenário histórico -religioso, que foi e é constantemente revivido em diversas regiões. A via-crucis é exemplo claro desta rememoração intensa, estando presente também no imaginário religioso e artístico brasileiro. As representações artísticas da Via Sacra contribuem para o fortalecimento do patrimônio simbólico, e são elementos fundamentais na reinvenção de uma toponímia sagrada. O objetivo deste artigo é apresentar alguns elementos desta tradição em consonância com o conceito de memória coletiva. Na tradição cristã lugares, imagens e objetos serviram como elementos de “reevocação” de um passado memorável, que se desejava perpetuar.Downloads
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Publicado
2019-12-15
Como Citar
NASCIMENTO, R. C. de S. A memória em trânsito: Uma leitura da Via Sacra enquanto construção coletiva. Sæculum - Revista de História, [S. l.], v. 24, n. 41 (jul./dez.), p. 24–34, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.2317-6725.2019v24n41.47240. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/view/47240. Acesso em: 8 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos