Por uma História Local: relatos de experiência na formação do docente em História

Autores

  • Luciana Meire Gomes Reges Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2021v26n45.58852

Palavras-chave:

História local, Ensino de História, Relatos de Experiência

Resumo

Este estudo tem como locus a disciplina de Estágio Supervisionado II -Ação Educativa Patrimonial, do curso de Licenciatura em História, e os enlaces que a mesma possui com a História Local. Objetiva-se, analisar os mecanismos que entrecruzam a teoria e a prática na abordagem da História Local, por meio da problematização dos relatos de experiência do professor Gustavo D’Almeida Lobo (Departamento de História – Fafidam/UECE), que tem como mote metodológico o recorte temporal os anos de 2010 a 2020, período em que o docente exerceu atividades educativas no ensino superior. Para isso, é considerado basilar constituir análises sobre a relação entre prática e teoria, possibilitando construir análises sobre a História Local como proposta desafiadora para o Ensino de História. Os relatos de um decano de experiências possibilitam perceber em que medida o local se relaciona com outras experiências históricas, podendo ser elas locais e/ou macro. E assim, realizar conexões entre o conhecimento histórico (História Escrita) e o cotidiano (História Vivenciada). Portanto, cabe afirmar que a experiência docente possibilita um rico cenário de reflexão e debate, em que a teoria e a prática são mecanismos indissociáveis do fazer docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Meire Gomes Reges, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestre em História Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Teoria, Metodologia e Ensino pelo Instituto Federal do Ceará e em História e Cultura Afrobrasileira pela Faculdade de Selvíria (FAS). Email: lucianamgreges@gmail.com.

Referências

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. Violar Memórias e Gestar a História: Abordagem a uma problemática fecunda que torna a tarefa do historiador um ‘parto difícil’. In: ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. História: a arte de inventar o passado. Ensaios de teoria da história. Bauru, SP: Edusc, 2007. p. 39-52.

BRASIL. Secretaria de educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história e geografia. Brasília: MEC/SEF,1997.

BITTENCOURT, Circe. O livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar. (Tese de doutorado, Universidade de São Paulo). São Paulo: USP, 1993.

CALLAI, Jaime Luiz (org.) Área de Estudo Sociais; Metodologia. Ijuí: Livraria UNIJUÍ Editora, 1986.

CERRI, Luis Fernando. Os conceitos de consciência histórica e os desafios da didática da história. Revista de História Regional v. 6, n. 2, p 93-112, 2001.

CERTEAU, Michel de. A Invenção do cotidiano. Artes de fazer. Trad. de Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, Vozes, 1994.

HORTA, Maria de Lourdes Parreiras et al. Guia básico de educação patrimonial. Brasília: Museu Imperial/IPHAN/MinC, 1999.

KNAUSS, Paulo. Introdução. In: KNAUSS, Paulo. Sorriso da Cidade. Imagens Urbanas e História Política de Niterói. Niterói, RJ: Fundação de Arte de Niterói, 2003. p. 11.

MASSEY, Doreen. Um sentido global do lugar. In: ARANTES, Antônio (org.). O espaço da diferença. Campinas: Papirus, 2000. p. 176-185.

OLIVEIRA, Almir Félix Batista de. Patrimônio, memória e ensino de História. In: OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de et al. Ensino de História: múltiplos ensinos em múltiplos espaços. Natal: EDFURN, 2008. p. 95-101.

PORTELLI, Alessandro. O que faz a história oral diferente. Projeto de História, São Paulo. Pontifícia Universidade Católica, n. 14, p. 25-39, fev. 1997

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. O historiador e a pesquisa em educação histórica. Dossiê – Metodologia da pesquisa em Educação Histórica. Educ. rev. v. 35, n. 74, p. 35-53, mar./abr.2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.45981

SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. Ensinar história. São Paulo: Scipione, 2009.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora; GARCIA, Tânia. A formação da consciência histórica de alunos e professores e o cotidiano em salas de aulas de história. Cadernos CREDS. Campinas, v. 25, n. 67, p. 297-308, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622005000300003

THOMPSON, Edward. A formação da classe operária inglesa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

Entrevista

LOBO, Gustavo D’Almeida Lobô. Experiência Docente, e sua relação com a História Local. Entrevista concedida a Luciana Meire Gomes Reges. Data: 16 out 2019. (5 páginas)

Downloads

Publicado

2021-12-29

Como Citar

REGES, L. M. G. Por uma História Local: relatos de experiência na formação do docente em História. Sæculum - Revista de História, [S. l.], v. 26, n. 45 (jul./dez.), p. 305–315, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.2317-6725.2021v26n45.58852. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/view/58852. Acesso em: 19 nov. 2024.