Por uma História Local: relatos de experiência na formação do docente em História
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2021v26n45.58852Palavras-chave:
História local, Ensino de História, Relatos de ExperiênciaResumo
Este estudo tem como locus a disciplina de Estágio Supervisionado II -Ação Educativa Patrimonial, do curso de Licenciatura em História, e os enlaces que a mesma possui com a História Local. Objetiva-se, analisar os mecanismos que entrecruzam a teoria e a prática na abordagem da História Local, por meio da problematização dos relatos de experiência do professor Gustavo D’Almeida Lobo (Departamento de História – Fafidam/UECE), que tem como mote metodológico o recorte temporal os anos de 2010 a 2020, período em que o docente exerceu atividades educativas no ensino superior. Para isso, é considerado basilar constituir análises sobre a relação entre prática e teoria, possibilitando construir análises sobre a História Local como proposta desafiadora para o Ensino de História. Os relatos de um decano de experiências possibilitam perceber em que medida o local se relaciona com outras experiências históricas, podendo ser elas locais e/ou macro. E assim, realizar conexões entre o conhecimento histórico (História Escrita) e o cotidiano (História Vivenciada). Portanto, cabe afirmar que a experiência docente possibilita um rico cenário de reflexão e debate, em que a teoria e a prática são mecanismos indissociáveis do fazer docente.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. Violar Memórias e Gestar a História: Abordagem a uma problemática fecunda que torna a tarefa do historiador um ‘parto difícil’. In: ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. História: a arte de inventar o passado. Ensaios de teoria da história. Bauru, SP: Edusc, 2007. p. 39-52.
BRASIL. Secretaria de educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história e geografia. Brasília: MEC/SEF,1997.
BITTENCOURT, Circe. O livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar. (Tese de doutorado, Universidade de São Paulo). São Paulo: USP, 1993.
CALLAI, Jaime Luiz (org.) Área de Estudo Sociais; Metodologia. Ijuí: Livraria UNIJUÍ Editora, 1986.
CERRI, Luis Fernando. Os conceitos de consciência histórica e os desafios da didática da história. Revista de História Regional v. 6, n. 2, p 93-112, 2001.
CERTEAU, Michel de. A Invenção do cotidiano. Artes de fazer. Trad. de Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis, Vozes, 1994.
HORTA, Maria de Lourdes Parreiras et al. Guia básico de educação patrimonial. Brasília: Museu Imperial/IPHAN/MinC, 1999.
KNAUSS, Paulo. Introdução. In: KNAUSS, Paulo. Sorriso da Cidade. Imagens Urbanas e História Política de Niterói. Niterói, RJ: Fundação de Arte de Niterói, 2003. p. 11.
MASSEY, Doreen. Um sentido global do lugar. In: ARANTES, Antônio (org.). O espaço da diferença. Campinas: Papirus, 2000. p. 176-185.
OLIVEIRA, Almir Félix Batista de. Patrimônio, memória e ensino de História. In: OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de et al. Ensino de História: múltiplos ensinos em múltiplos espaços. Natal: EDFURN, 2008. p. 95-101.
PORTELLI, Alessandro. O que faz a história oral diferente. Projeto de História, São Paulo. Pontifícia Universidade Católica, n. 14, p. 25-39, fev. 1997
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. O historiador e a pesquisa em educação histórica. Dossiê – Metodologia da pesquisa em Educação Histórica. Educ. rev. v. 35, n. 74, p. 35-53, mar./abr.2019. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.45981
SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. Ensinar história. São Paulo: Scipione, 2009.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora; GARCIA, Tânia. A formação da consciência histórica de alunos e professores e o cotidiano em salas de aulas de história. Cadernos CREDS. Campinas, v. 25, n. 67, p. 297-308, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622005000300003
THOMPSON, Edward. A formação da classe operária inglesa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
Entrevista
LOBO, Gustavo D’Almeida Lobô. Experiência Docente, e sua relação com a História Local. Entrevista concedida a Luciana Meire Gomes Reges. Data: 16 out 2019. (5 páginas)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Luciana Meire Gomes Reges
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A revista Sæculum permite aos autores a manutenção dos direitos autorais pelo seu trabalho, no entanto eles devem repassar direitos de primeira publicação ao periódico.