Mudanças na rede social Facebook e sua influência em conteúdos de temática publicitária

Autores

  • Jorge Henrique Pippi Ferreira
  • Graziela Frainer Knoll

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2019v15n10.48343

Palavras-chave:

Mídias digitais, Conteúdo, Publicidade.

Resumo

O objetivo deste trabalho é compreender o conteúdo produzido por páginas de temática publicitária em relação às mudanças feitas pelo algoritmo do Facebook, por meio dos seguintes objetivos específicos: identificar mudanças ocorridas no algoritmo do Facebook a partir de dezembro de 2017; averiguar alterações ou recorrências no conteúdo produzido por páginas de temática publicitária após a atualização do algoritmo nessa rede social; realizar uma comparação entre os conteúdos de três páginas no mesmo período. Como metodologia, a pesquisa foi qualitativa e descritiva, com método de análise de conteúdo. Foram analisadas 27 postagens coletadas em dezembro de 2017, março de 2018 e março de 2019, de três páginas de cunho publicitário no Facebook: Plugcitários, Brainstorm9 e Publicitários Criativos. A análise demonstra recorrências nas três páginas quanto ao conteúdo, principalmente a estratégia de link externo para site, com poucas mudanças no período analisado.

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Publicado

2019-10-12

Edição

Seção

Artigos