Design de gamificação: revisão de teorias e métodos

Autores

  • Alessandro Vieira dos Reis
  • Bruno Carneiro de Castro

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n6.53104

Palavras-chave:

Gamificação, Design, Teoria, Método.

Resumo

A gamificação propõe incrementar produtos e serviços, tornando-os semelhantes a jogos. Tal abordagem conta com diversas teorias e métodos, o que oferece desafios em termos de rigor conceitual e estudos de validação. Tendo em vista tal problemática, este artigo objetiva investigar quais teorias são as mais empregadas para fundamentar a gamificação e quais os métodos de design de gamificação mais adotados na indústria. Essa investigação baseou-se em uma revisão de literatura, pela qual seis livros de pioneiros da indústria foram selecionados por seu impacto mundial. Como principais resultados: a identificação de três teorias como as mais empregadas (o modelo “Mechanics Dynamics Aesthetics”, a Teoria da Autodeterminação e a taxonomia de jogadores de Bartle); a seleção e descrição de seis métodos de design de gamificação; uma síntese desses métodos a partir de seus pontos em comum.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-06-03

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS