Design de gamificação: revisão de fatores de eficácia e de orientações éticas

Autores

  • Alessandro Vieira dos Reis
  • Alais Souza Ferreira
  • Bruno Carneiro de Castro
  • Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n4.51493

Palavras-chave:

Gamificação, Design, Eficácia, Ética.

Resumo

Este artigo investiga a história, a definição e os fatores de eficácia e ética em gamificação, objetivando o aprofundamento conceitual o funcionamento e possíveis resultados de tal prática. Para isso, realizou-se uma revisão de literatura que resultou em 18 artigos científicos. Os resultados abrangem: uma releitura da definição de gamificação enquanto aplicação de Ciências Sociais e do Comportamento, com ênfase em experimentos com seres humanos; a discriminação de fatores de eficácia em sistemas gamificados; e considerações éticas sobre o design de gamificação.

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Publicado

2020-03-28

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS