A dimensão comunicacional na interface entre a Educação Profissional e Tecnológica e a Educomunicação
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n2.57690Palavras-chave:
Educação profissional, Educomunicação, Dimensão comunicacional.Resumo
A Educação Profissional se constitui, historicamente, como uma parte do campo da ciência da educação marcada por disputas de interesse e de poder. Nesse contexto, o projeto societário da Rede Federal de Educação ao qual nos filiamos dedica-se a uma formação pautada na emancipação do cidadão. Na busca por elementos de interface com a Educomunicação, o presente artigo investigou, a partir da identificação de produções científicas publicadas nos últimos dez anos no Portal de Periódicos da CAPES, como se dá a abordagem da dimensão comunicacional na Educação Profissional. Das 307 publicações, quatro abordavam a comunicação ou seus elementos sob uma perspectiva educomunicativa, apontando para um campo de interface pouco explorado e para a necessidade de se expandir o olhar sobre as dimensões que precisam ser desenvolvidas nos estudantes, de modo a contribuir com o seu processo de emancipação e superação da apropriação da subjetividade.