A prática interdisciplinar como necessidade para a promoção das ciências ambientais na educação básica

Autores

  • Gleison Medins de Menezes
  • Gleilson Medins de Menezes
  • Glacilene Medins de Menezes Mitouso
  • Edivânia dos Santos Schropfer

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2022v18n9.64094

Palavras-chave:

Educação. Interdisciplinaridade. Ciências Ambientais. Complexidade.

Resumo

A discussão sobre a interdisciplinaridade no campo educacional tem alcançado maior visibilidade nas últimas décadas, tanto no aspecto epistemológico quanto pedagógico. Neste sentido, este artigo objetiva elucidar a importância da prática interdisciplinar na promoção das Ciências Ambientais na Educação Básica. O estudo baseou-se na pesquisa bibliográfica à luz das ideias de teóricos e autores que discorrem acerca da interdisciplinaridade. Os resultados apontaram, que a prática interdisciplinar desperta nos indivíduos atitudes que convergem para emancipação do pensamento, pela significância dos conteúdos apreendidos no processo de ensino e aprendizagem. Porém, foi observado que a política educacional vigente não prioriza essa prática, tornando-a um grande desafio para os educadores, presos ao ensino conteudista e descontextualizado, que nega a relação complexa do indivíduo com o todo.

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Publicado

2022-09-21

Edição

Seção

Artigos