Educação Inclusiva: uma revisão entre o campo do Design e Tecnologia Assistiva no Brasil

Autores

  • Rodrigo Augusto de Sousa Cavalcante
  • Dandara Lorrayne do Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2024v20n8.70734

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Design. Tecnologia Assistiva.

Resumo

A pesquisa tem como objetivo compreender o estado da arte sobre os principais problemas relacionados à Educação Inclusiva, Tecnologia Assistiva e Design, aplicando uma Revisão Sistemática Literatura – RSL, analisando pesquisas desenvolvidas no Brasil. A pesquisa é básica, com abordagem qualitativa, objetivos exploratório e descritivo, procedimento técnico de pesquisa bibliográfica por meio de uma revisão sistemática de literatura, no banco de dados de teses e dissertações. Foram obtidos 17 resultados, sendo 12 dissertações e 5 teses e a maior concentração das pesquisas estão em São Paulo e Rio Grande do Sul. Neste campo as pesquisas vêm sendo trabalhadas com o foco na deficiência visual, questões de acessibilidade e no âmbito do Design e desenho universal. O Design e Tecnologia Assistiva podem proporcionar para alunos com deficiência melhores condições de acessibilidade que impactam diretamente no processo de ensino e aprendizagem, eliminando a barreira do acesso à educação.

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Publicado

2024-08-21

Edição

Seção

Artigos