Conhecimento e educação no pensamento de Kant
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.2019.45647Resumo
O objetivo fundamental deste artigo consiste em fazer uma abordagem sobre dois temas essenciais da filosofia kantiana: a educação e o conhecimento. Embora tenham sido discutidos e refletidos em obras diferentes é possível estabelecer uma relação de interface entre ambos, principalmente nos livros Crítica da razão pura, Sobre a pedagogia e no texto Resposta à pergunta: que é esclarecimento? No estudo do objetivo proposto, partiu-se de uma análise dos textos indicados, considerando que a construção as ideias têm sua relação com as condições históricas. Além da razão, Kant considerou a educação um requisito imprescindível para a formação de uma subjetividade livre e autônoma. Para que ela ocorra com eficiência é necessária a disciplina como instrumento pedagógico para formar indivíduos não somente civilizados, mas também esclarecidos. Esse projeto de formação para o ser humano também pressupõe o conhecimento, uma vez que, para o filósofo, a disciplina intelectual constitui um fator indispensável para o ato de conhecer. Assim, além das condições necessárias e estruturais para o sujeito ser agente cognoscente são necessários também os mecanismos que o desenvolvam. Em relação a isso, resulta o fato de que a educação constitui a condição essencial no aperfeiçoamento civilizatório da humanidade.
Downloads
Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. 6 ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
BRÉHIER, E. História da filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1997.
DELUMEAU, Jean. A civilização do Renascimento: Lisboa: Edições 70, 2017.
Girotti, Marcio Tadeu. Iluisão transcendental e seu papel positivo no processo de conhecimento: um paradoxo da razão? São Carlos: Anais do Seminário dos Estudantes de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar, 2015, p. 235-244. In. http://www.ufscar.br/~semppgfil/wp-content/uploads/2012/04/Marcio-Tadeu-Girotti.pdf
Acesso em 01/04/2019.
JÚNIOR, Elias de Souza. Educação e moral no pensamento de Kant. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2005, Dissertação de mestrado, p. 1-109. Acesso: http://www.ppe.uem.br/dissertacoes/2005-Elias_Junior.pdf. Acesso em 03/04/2019
KANT, Immanuel. Resposta à pergunta: que é esclarecimento? In. KANT, Immanuel. Immanuel
Kant: textos seletos. Tradução de Emmanuel Carneior Leão. 9 ed. Petrópolis: Vozes, 2013, p. 63-71.
____¬____, Notícias do prof. Immanuel Kant sobre a organização de suas preleções no semestre de inverno de 1765 -1766. In. KANT, I. Lógica. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1992, p. 169-181.
________, Sobre a Pedagogia. Trad. Francisco Cock Fontanella. Piracicaba: Unimep, 2002.
________, Crítica da razão pura. 3 ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1994.
_________Crítica da razão pura. 2. ed. Traduzido do original alemão por Valerio Rohden e Udo Baldur Moosburguer. São Paulo: Nova Cultural, 1999.
NODARI, Paulo César; SAUGO, Fernando. Esclarecimento, educaçao e autonomia em Kant. Caxias do Sul: Conjectura, v. 16, n.1, jan./abr.2011, p. 133-167. In. http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/892/615 Acesso em 10/03/2019.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Política de Direito Autoral para os itens publicados pela Revista:
1.Esta revista é regida por uma Licença da Creative Commons aplicada a revistas eletrônicas. Esta licença pode ser lida no link a seguir: Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
2.Consonante a essa politica, a revista declara que os autores são os detentores do copyright de seus artigos sem restrição, e podem depositar o pós-print de seus artigos em qualquer repositório ou site.
Política de Direito de Uso dos Metadados para informações contidas nos itens do repositório
1. Qualquer pessoa e/ou empresa pode acessar os metadados dos itens publicados gratuitamente e a qulquer tempo.
2.Os metadados podem ser usados sem licença prévia em qualquer meio, mesmo comercialmente, desde que seja oferecido um link para o OAI Identifier ou para o artigo que ele desceve, sob os termos da licença CC BY aplicada à revista.
Os autores que têm seus trabalhos publicados concordam que com todas as declarações e normas da Revista e assumem inteira responsabilidade pelas informações prestadas e ideias veiculadas em seus artigos, em conformidade com a Política de Boas Práticas da Revista.