Conhecimento e educação no pensamento de Kant
DOI:
https://doi.org/10.18012/arf.2019.45647Abstract
O objetivo fundamental deste artigo consiste em fazer uma abordagem sobre dois temas essenciais da filosofia kantiana: a educação e o conhecimento. Embora tenham sido discutidos e refletidos em obras diferentes é possível estabelecer uma relação de interface entre ambos, principalmente nos livros Crítica da razão pura, Sobre a pedagogia e no texto Resposta à pergunta: que é esclarecimento? No estudo do objetivo proposto, partiu-se de uma análise dos textos indicados, considerando que a construção as ideias têm sua relação com as condições históricas. Além da razão, Kant considerou a educação um requisito imprescindível para a formação de uma subjetividade livre e autônoma. Para que ela ocorra com eficiência é necessária a disciplina como instrumento pedagógico para formar indivíduos não somente civilizados, mas também esclarecidos. Esse projeto de formação para o ser humano também pressupõe o conhecimento, uma vez que, para o filósofo, a disciplina intelectual constitui um fator indispensável para o ato de conhecer. Assim, além das condições necessárias e estruturais para o sujeito ser agente cognoscente são necessários também os mecanismos que o desenvolvam. Em relação a isso, resulta o fato de que a educação constitui a condição essencial no aperfeiçoamento civilizatório da humanidade.
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