O feminino sob(re) uma sociedade masculina: traços poéticos de Alice Ruiz

Auteurs

  • Robson Coelho TINOCO
  • Marília de Alexandria CRUZ

Mots-clés :

Gênero, poesia, sociedade, modernidade

Résumé

No Brasil, por volta da década de 1970, a produção mais efetiva da chamada “literatura feminina”, ao lado do boom da literatura infantil (com uma crescente produção literária tendo o negro como tema), impõe-se, apesar de algumas críticas no sentido de considerar tal produção como feminista. Alice Ruiz, nesse quadro inicial, destaca-se como poeta preocupada com a já inevitável metamorfose sócio-histórica da relação homem-mulher, uma das marcas da época. Para ela não interessa saber, nem questionar, se essa produção literária trata de destacar a literatura feminina como melhor ou pior que a “masculina”, mas como, no seu entender, se dá a construção de tal estrutura literária. Mais que isso, aliás, interessa-lhe a praxis inovadora da criação poética, antes da mera exegese formatada em teorias acadêmicas que apontam, ainda que corretamente no geral, como “características femininas”, desde então, a tendência – quase obrigatória – a impregnar a palavra escrita com elementos da oralidade, a busca pela palavra fragmentada, o foco temático muito centrado no próprio emissor. Ruiz, além dessas tendências no mais, datadas, pratica a simplicidade direta do texto incisivamente cotidiano, duramente erótico, incansavelmente transgressor.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

CÉSAR, Ana Cristina. Antigos e soltos: poemas e prosas da pasta rosa. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2008.

CAMPOS, Haroldo. Galáxias. São Paulo: 34, 2004.

CHEDIAK, Almir. Songbook – Chico Buarque. Rio de Janeiro: Lumiar, 1999. Vol 2

COELHO, Eduardo Prado. Teoria da literatura – formalistas russos. Porto Alegre: Globo, 1971.

COHEN, Jean. Estrutura da linguagem poética. 2. ed. Trad. José Victor Adragão. Lisboa: Dom Quixote, 1976.

HOLLANDA, Heloísa Buarque. Tendências e impasses – o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

LUCAS, Fábio. Literatura e comunicação na era da eletrônica. São Paulo: Cortez, 2001.

MARIAS, Julian. A mulher no século XX. São Paulo: Convivium, 1981.

MENEZES, Adélia Bezerra. Figuras do feminino na canção de Chico Buarque. São Paulo: Ateliê Editorial; Boitempo Editorial, 2000.

POUND, Ezra. ABC da literatura. Trad. de Augusto de Campos e José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 1990.

RUFFATO, Luiz (org.). Mais 30 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira. Rio de Janeiro: Record, 2005.

RUIZ, Alice. Dois em um. São Paulo: Iluminuras, 2008.

_____. Navalhanaliga. 2. ed. Curitiba: Secretaria de Cultura do Estado do Paraná, 1982. (Prêmio Melhor obra publicada no Paraná em 1980)

_____. Yuuka. Porto Alegre: AMEOP – ame o poema, 2004.

RUIZ, Alice & REZENDE, Maria Valéria. Conversa de passarinhos. São Paulo: Iluminuras, 2008.

KEENE, Donald apud CAMPOS, Haroldo de. A arte no horizonte do provável. São Paulo: Perspectiva, 1977.

SILVA, Anazildo Vasconcelos da. A lírica brasileira no século XX. São Paulo: Vertente, 1998.

SOIHET, Rachel. Revista estudos feministas, 13(1). Florianópolis, SC: EdUFSC, 2005, pp. 179-199.

TELLES, Lygia Fagundes. As meninas. São Paulo: Cia. das Letras, 2008.

Téléchargements

Publiée

2013-03-27

Numéro

Rubrique

Artigos do Dossiê