Timbre e poesia: um diálogo entre Webern e Augusto de Campos
Mots-clés :
Augusto de Campos, Webern, Semiótica da Cultura, Tradução da TradiçãoRésumé
O presente trabalho tem como objetivo traçar um paralelo entre a poética de Augusto de Campos e a música contemporânea de Webern. Respaldados em preceitos da Semiótica da Cultura, tentaremos ilustrar que os textos culturais estão em constante diálogo e as trocas intersemióticas representam o mecanismo fundamental das culturas, a tradução de tradições.
Téléchargements
Références
CAMPOS, Augusto de; CAMPOS, Haroldo de; PIGNATARI, Décio. Teoria da Poesia Concreta: textos críticos e manifestos 1950-1960. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2006.
CAMPOS, Augusto de. Viva Vaia: poesia 1949-1979. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2001.
CAMPOS, Augusto de. Música de Invenção. São Paulo: Perspectiva, 2007.
_________________. (Org). Balanço da Bossa e outras bossas. São Paulo: Perspectiva, 1993.
CAMPOS, Haroldo de. A Arte no Horizonte do Provável. São Paulo: Editora Perspectiva, 1977.
CAMPOS, Haroldo de. (Org). Ideograma; lógica, poesia, linguagem. Trad. Eloysa de Lima Dantas. São Paulo: Edusp, 1994.
CAMPOS, Haroldo de. Metalinguagem e outras Metas. São Paulo: Perspectiva, 2004.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. Trad. Vera da Costa e Silva; Raul de Sá Barbosa; Angela Melim; Lúcia Melim. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.
CHKLÓVSKI, V. “A arte como procedimento”. In: Teoria da Literatura: formalistas russos. Trad.: Ana Mariza Ribeiro Filipouski, Maria Aparecida Pereira, Regina L. Zilberman e Antônio Carlos Hohlfeldt. Porto Alegre: Globo, 1973.
FERRAZ JÚNIOR, Expedito. Tradição e Vanguarda em Augusto de Campos. João Pessoa, 2002. Tese defendida pela Universidade Federal da Paraíba.
JAKOBSON, Roman. Linguística e Comunicação. Trad. Izidoro Blikstein; José Paulo Paes. São Paulo: Cultrix, 1969.
JAKOBSON, Roman. Linguística. Poética. Cinema. Trad. Francisco Achcar; Haroldo de Campos; Cláudia Guimarães de Lemos; J. Guinsburg; George Bernard Sperber. 2 ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2004
LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002.
LÓTMAN, Iuri. “Sobre o Problema da Tipologia da Cultura” In: Semiótica Russa.
SCHNAIDERMAN, Bóris (org.) Trad. Aurora Fornoni; Boris Schnaiderman; Lucy Seki. São Paulo, 1979.
MACHADO, Irene. Escola de Semiótica: a experiência de Tártu-Moscou para o Estudo da Cultura. São Paulo: Ateliê Editoral, 2003.
MACHADO, Irene (org.) Semiótica da Cultura e Semiosfera. FAPESP, 2007.
PLATÃO. A República. Trad: Ana Lia Amaral. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
PLAZA, Julio. Tradução Intersemiótica. São Paulo: Perspectiva, 2008.
MUKARÓVSKI, J. Escritos de Estética e Semiótica da Arte. Trad. Manuel Ruas. Lisboa: Editorial Estampa, 1979.
SANTAELLA, Lúcia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.
SANTAELLA, Lúcia. Convergências: poesia concreta e tropicalismo. São Paulo: Nobel, 1986.
SANTAELLA, Lúcia; NÖTH, Winfred. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 1999.
USPÊNSKI. “Elementos estruturais comuns às diferentes formas de arte. Princípios gerais de organização da obra em pintura e literatura.” In: Semiótica Russa.
Discografia
CAMPOS, Augusto de; CAMPOS, Cid. Viva Vaia. CD encartado na reedição de CAMPOS, Augusto de. Viva Vaia; Poesia 1949-1979. São Paulo: Ateliê Editoria, 2002.