Um samba de uma nota só: o diálogo entre as canções de Tom Jobim e a literatura moderna brasileira
Mots-clés :
Tom Jobim, literatura e música, canção popular brasileiraRésumé
Pretendemos, através deste artigo, realizar um estudo da relação entre as canções “Lígia” e “Águas de março”, de Tom Jobim, e a moderna literatura brasileira. Objetivamos entender também como se articula texto e música nas referidas canções. Para tanto, utilizamos conceitos da semiótica da canção de Luiz Tatit e os estudos de Mário de Andrade sobre a estética da poesia modernista. Obsevamos que as canções jobinianas dialogam intensamente com os elementos estilísticos da nossa literatura moderna e que elas se pautam pelo equilíbrio entre os signos verbais e musicais.
Téléchargements
Références
ANDRADE, Mário de. “A escrava que não é Isaura”. In: Obra imatura. Belo Horizonte: Itatiaia, 1980.
CAMPOS, Augusto de (Org.). O balanço da bossa e outras bossas. São Paulo: Perspectiva,1974.
JAKOBSON, Roman. O que é poesia? In: TOLEDO, Dionísio (org.). Círculo Lingüístico de Praga: estruturalismo e semiologia. Porto Alegre: Ed. Globo, 1978.
JOBIM, Tom. Encontros, a arte da entrevista. Org. Frederico Coelho e Daniel Barbosa. Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2011.
MACHADO, Cacá. Tom Jobim. São Paulo: Publifolha, 2008.
MASSI, Augusto. “Águas de março e o contorno do silencio”. São Paulo, 2000. Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs1012200007.htm>. Acesso em 23 de abril de 2013.
NAPOLITANO, Marcos. História e música: história cultural da música popular. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
NAVES, Santuza Cambraia. Canção popular no Brasil: a canção crítica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.
______________ O violão azul: modernismo e música popular. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1998.
PERRONE, Charles A. Letras e letras da música popular brasileira (Trad. De José Luiz Paulo Machado). Rio de Janeiro: Elo Editora e Distribuidora Ltda, 1988.
SANT'ANNA, Afonso Romano. Música popular e moderna poesia brasileira. Petrópolis: Vozes, 1974.
SECCHIN, Antônio Carlos. João Cabral: a poesia do menos e outros ensaios cabralinos. 2 ed. Rio de Janeiro: Topbooks, 1999.
TATIT, Luiz. A semiótica da canção: melodia e letra. 3ª ed. São Paulo: Editora Escuta, 2007.
_________O Século da Canção. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004.
__________. O cancionista: composição de canções no Brasil. 2ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002.