Publicidade, adaptação e transmídia: a composição da narrativa do cinema infantil brasileiro no final da década de 1980
Mots-clés :
Publicidade, Adaptação, Transmídia, Cinema, Os TrapalhõesRésumé
O artigo tem como objetivo analisar uma obra infantil cinematográfica nacional, representativa do perfil dos filmes do final da década de 1980: O casamento dos Trapalhões (1988, José Alvarenga Júnior). Os objetivos específicos são: identificar as referências do filme sob a ótica das transposições/adaptações; analisar a publicidade inserida nesse filme; e identificar elementos transmídia na obra. Parte-se do pressuposto que muitos dos filmes do antigo grupo humorístico Os Trapalhões, além de introduzirem os jovens espectadores ao contato com outras obras, também praticavam um exercício publicitário, e se utilizavam de técnicas de transmídia e adaptação. A obra é analisada, principalmente, por meio de conceitos dos autores Seger (2007), Jenkins (2009) e Hutcheon (2013). Como principal resultado, constata-se que a obra faz uma adaptação alusiva a um filme dos EUA dos anos de 1950 (Sete noivas para sete irmãos, dir. Stanley Donen, 1954), insere a publicidade de forma (in)discreta no contexto narrativo e sua principal técnica transmídia está relacionada ao nexo com os personagens da televisão e dos quadrinhos do grupo Os Trapalhões.
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