Expressividade poética à flor da tela: acordes para A teta assustada, Whisky e O segredo de seus olhos
Mots-clés :
Poeticidade, Subjetividade política, Cinema latino-americanoRésumé
Os filmes A teta assustada (2009), de Claudia Llosa, Whisky (2003), de Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll, e O segredo de seus olhos (2009), de Juan José Campanella, como todo texto artístico, existem “somente no espírito que lhe[s] proporciona[m] sua realidade” (AUMONT, 1995, p. 225). As estratégias de cada cineasta dotaram as narrativas de poeticidade e abriram espaço para uma política da ficção. O objetivo deste artigo é investigar como o cinema latino-americano, representado em três filmes deste início de século, vem propondo novas formas de pensar o político e a subjetividade a partir de um fazer e olhar poéticos.
Téléchargements
Références
A TETA assustada. Direção e Roteiro: Claudia Llosa. Intérpretes: Magaly Solier, Susi Sanchéz, Efraín Solís. Produção: Claudia Llosa. Peru-Espanha, 2009. 1 DVD (93 min), son., col.
ALMEIDA, Leonardo Pinto de. Literatura e Subjetividade: reflexões sobre a linguagem e o exercício da liberdade. In: IV Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2008, Salvador-Ba. Salvador-Ba: Cult/Pós-Cultura (UFBA), 2008. Disponível em: <http://www.cult.ufba.br/enecult2008/14418.pdf>. Acesso em: 31 mar. 2014.
AUMONT, Jacques et al. A estética do filme. Tradução de Marina Appenzeller. Campinas: Papirus, 1995.
AZERÊDO, Genilda. Linha de passe e o diálogo lírico com a estética de documentário. In: BRANDÃO, Alessandra; JULIANO, Dilma; LIRA, Ramayana. Políticas dos cinemas latino-americanos contemporâneos: múltiplos olhares sobre a cinematografia latino-americana atual. Palhoça: Ed. Unisul, 2012, p. 265-280.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Tradução: Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
BARROS, José D‘Assunção. Acordes Teóricos – a música como um modelo possível para repensar a teoria na História e em outros campos de saber. Lusíada. História n.º 9, out/2013, p.11-38. Lisboa: Universidade Lusíada.
BERNARDO, Gustavo. O livro da metaficção. Rio de Janeiro: Tinta Negra Bazar Editorial, 2010.
CUNHA, Antônio Geraldo da. Dicionário etimológico Nova Fronteira da língua portuguesa. 2 ed., Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. Tradução: Eloisa de Araújo Ribeiro; revisão filosófica Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 2005.
D‘ONOFRIO, Salvatore. O texto literário: teoria e aplicação. São Paulo/Rio de Janeiro: Duas Cidades, 1983.
EISENSTEIN, Sergei. O sentido do filme. Tradução: Tereza Ottoni. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.
FREEDMAN, Ralph. The lyrical novel: studies in Hermann Hesse, André Gide and Virginia Woolf. New Jersey: Princeton University Press, 1963.
JUARROZ, Roberto. La última conversación con Roberto Juarroz. Entrevistadora: Martha Vargas. Revista Generación Abierta, Buenos Aires, 1994. Disponível em: <http://www.generacionabierta.com.ar/notas/20/juarroz.html>. Acesso em: 05 mai. 2014.
LA GACETA. Oda a la papa. Poema de Pablo Neruda. Sociedad, Jueves 07 de Julio 2011. Disponível em: <http://www.lagaceta.com.ar/nota/444337/tucumanos/oda-papa.html>. Acesso em: 22 jun. 2018.
LÓPEZ JUAN, Aramis Enrique. El lenguaje cinematográfico. In: ___. Estudio de las fuentes cinematográficas para la investigación y docencia de los procesos urbanos: los barrios marginales de las ciudades españolas. Tesis Doctorales. Unversidad: Alicante, 2003.
LOTMAN, Yuri. Estética e semiótica do cinema. Tradução: Alberto Carneiro. Lisboa: Editorial Estampa, 1978.
NÚÑEZ, Fabián Rodrigo Magioli. O que é nuevo cine latino americano? O Cinema Moderno na América Latina segundo as revistas especializadas latino-americanas. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2009.
O SEGREDO de seus olhos. Direção: Juan José Campanella. Intérpretes: Ricardo Darín, So-ledad Villamil, Pablo Rago. Roteiro: Eduardo Sacheri e Juan José Campanella. Produção: Gerardo Herrero, Mariela Besuevsky e Juan José Campanella. Argentina-Espanha, 2009. 1 DVD (125 min.), son., col., baseado no romance La pregunta de sus ojos, de Eduardo Sache-ri.
PANKOW, Gisela. O homem e seu espaço vivido: análises literárias. Campinas: Papirus, 1988.
RAMALHO, Fábio. A proliferação de dissidências: desordem cotidiana e trabalho no cine-ma latino-americano contemporâneo. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, 2009.
RANCIÈRE, Jacques. A democracia literária: entrevista concedida a Leneide Duarte-Plon, publicada em 18/12/2007. Disponível em: http://p.php.uol.com.br/tropico/html/textos/2943,1.shl Acesso em 22 jun. 2018.
______. A partilha do sensível: estética e política. 2 ed. Tradução: Mônica Costa Netto. São Paulo: EXO experimental org.; Editora 34, 2009.
SACHERI, Eduardo. O segredo de seus olhos. Tradução de La pregunta de sus ojos: Joana Angélica d‘Ávila Melo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.
SANTOS, Luís Fernando Amâncio. Ação, logo, cinema: o engajamento político do movimento de Cinema Novo a partir de sua produção escrita e do filme “Garrincha, alegria do povo” (1963). Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, 2012.
SENDRÓS, Daniel. El secreto de sus ojos (los de Juan José Campanella). In: Revista Crite-rio. Buenos Aires, nº 2352, set. 2009. Disponível em: <http://www.revistacriterio.com.ar/cultura/el-secreto-de-sus-ojos-los-de-juan-jose-campanella/>. Acesso em 22 jun. 2018.
SILVA, Denise Tavares. As viagens de Salles, Solanas e Sarquís: identidade em travessias. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina, Universidade de São Paulo, 2009.
STAM, Robert. O espetáculo interrompido: literatura e cinema de desmistificação. Tradu-ção: José Eduardo Moretzsohn. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
THEIDON, Kimberly. Entre prójimos: el conflicto armado interno y la política de la recon-ciliación en el Perú. Lima: IEP (Instituto de Estudios Peruanos), 2004.
WAUGH, Patricia. Metafiction: the theory and practice of self-conscious fiction. Routledge: London and New York, 1984.
WHISKY. Direção: Juan Pablo Rebella, Pablo Stoll. Produção: Fernando Epstein, Christoph Friedel, Hernán Musaluppi. Intérpretes: Andrés Pazos, Mirella Pascual, Jorge Bolani. Rotei-ro: Gonzalo Delgado, Juan Pablo Rebella, Pablo Stoll. Uruguai-Argentina-Alemanha-Espanha: Control Zeta Filmes, 2003. 1 DVD (95 min), son., color.
WISNIK, José Miguel. O som e o sentido. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.