A leitura literária na sala de aula: estratégias de leitura e o processo de alfabetização
Mots-clés :
Leitura, Estratégia de Leitura, Literatura infantil, AlfabetizaçãoRésumé
Revisitar o ensino da leitura em turmas de alfabetização tem sido nosso tema de pesquisa recentemente. Nesse sentido, temos buscado romper com algumas práticas equivocadas para se ensinar a ler, como, por exemplo, as tradicionais questões de interpretação e a decodificação do texto. Para isso, nos pautamos numa perspectiva que considera o leitor como um sujeito ativo, que interage, num processo dialógico, com o texto e o contexto. Encontramos em nossos estudos duas referências importantes que nos auxiliam nessa jornada, a saber: as estratégias de leitura (HARVEY, GOUDVIS, 2007) e a descoberta de texto (BAJARD, 2012). O foco deste artigo é apresentar o trabalho desenvolvido com as estratégias de leitura em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental no ano de 2018. Utilizando prioritariamente a literatura infantil, criamos, junto com as crianças da turma, um caderno de registro com as atividades que envolvem as estratégias de leitura, batizadas por elas de ‘Meu álbum literário”, e fomos, ao longo do ano letivo, arquivando os gráficos organizadores utilizados em cada estratégia ensinada. Acreditamos que, para consolidar o processo de alfabetização, faz-se necessário incentivar a leitura de literatura infantil e criar oportunidades metodológicas para que as crianças aprendam a ler literatura. Desse modo, encontramos na proposta das estratégias de leitura uma possibilidade eficaz para explorar a literatura infantil em sala de aula. Os resultados apontam que a construção do álbum permitiu destaque aos gráficos organizadores e à participação das crianças durante a elaboração do material. Além disso, tornou-se um material de apoio para futuras análises de como os aprendizes estão lidando com a literatura e como algumas estratégias se consolidaram durante a sistematização do trabalho.
Téléchargements
Références
BABETE, C. Príncipe Cinderelo. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
BAJARD, È. A descoberta da língua escrita. São Paulo: Cortez, 2012.
CANDIDO, A. Textos de intervenção. Seleção e apresentação e notas de Vinícius Dantas. São Paulo: Duas Cidades. Ed. 34, 2002.
CHIAPPINI, L. (org.). Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. São Paulo: Cortez, 1997.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2007.
DALVI, M. A; REZENDE, N. L. de; JOVER-FALEIROS, R. (Orgs.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.
GIROTTO, C. G. G. S; SOUZA, R. J. Estratégia de leitura: para ensinar alunos a compreender o que leem. In: SOUZA, R. J. de. [et al]. Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas – SP: Mercado das Letras, 2010.
GUILLEVIC, E. Monstros. In: JOLIBERT, J. Formando crianças produtoras de texto. São Paulo: Artmed, 1994.
HARVEY, S.; GOUDVIS, A. Strategies that work. Teaching comprehension for understanding and engagement. USA: Stenhouse Publishers & Pembroke Publishers, 2007.
MCLAUGHLIN, M. Guide comprehension in the primary grade. International Reading Association, 2003.
SILVA, E. T. A produção da leitura na escola: pesquisas e propostas. São Paulo: Ática, 2008.
SILVA, J. R. M. O ensino das estratégias de compreensão leitora: uma proposta com livros de literatura infantil. 2014. 224 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente.
SOUZA, R. J. de. [et al]. Ler e compreender: estratégias de leitura. Campinas – SP: Mercado das Letras, 2010.
ZILBERMAN, R. A escola e a leitura de literatura. In: ZILBERMAN, R.; RÖSING, T. M. K. (Orgs.) Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.