Leitura literária e ensino de língua francesa: formação de alunos do ensino médio do CAp-UFRJ
Mots-clés :
Língua e literatura, Textos literários, FLE, Metodologias de ensino, InterculturalidadeRésumé
O terceiro ano do Ensino Médio é considerado um momento de desafios, tanto para docentes quanto para discentes, visto que é o ano de conclusão de um ciclo de vida dos alunos. Para os professores, também existe dificuldade, pois cabe a eles a responsabilidade de mediar ensinamentos, medos, incertezas, frustrações e superações. No caso da disciplina de língua francesa, esse desafio se intensificou quando a maioria das provas de acesso às universidades deixou de prever o idioma como opção de língua estrangeira, gerando desinteresse pelas aulas. Os obstáculos impostos naturalmente pelo terceiro ano e aqueles peculiares à nossa disciplina levaram o Setor de Francês do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp UFRJ) a refletir sobre estratégias a fim de (re)motivar os alunos. Propusemos para o ano de 2017 três ateliês temáticos (música, literatura e cinema). Neste artigo, objetivamos apresentar o trabalho realizado entre junho e dezembro de 2017 com o grupo de ateliê de literatura, cujos planejamento e execução foram pensados com o intuito de trabalhar com a turma a leitura de textos literários e a criação de poemas a partir das leituras e discussões feitas em sala de aula. Faremos um resumo do histórico do uso do texto literário ao longo das metodologias de ensino de francês e faremos uma defesa da importância do uso da literatura na aula de língua. Por fim, apresentaremos algumas atividades realizadas e produções dos alunos, além de mostrarmos as avaliações feitas pelos alunos dessa experiência pedagógica.
Téléchargements
Références
ARISTÓTELES. Poética. São Paulo: Edipro, 2011.
BAHRAMBEIGUY, Mehri. Textes littéraires et documents authentiques: construire l’interculturel. Le français dans le monde, Paris, n. 387, p. 26-27, mai/juin. 2013.
BRAIT, Beth. Língua e literatura: uma falsa dicotomia. Rev. ANPOLL, n.8, p.187-206, jan./jun. 2000.
CADRE Européen Commun de Référence: Apprendre, enseigner, évaluer. Conseil de la Coopération culturelle comité de l’éducation. Division de langues vivantes. Strasbourg: Didier, 2001.
CERVERA, Roser. À la recherche d’une didactique littéraire. Synergies, China, nº 4, 2009,pp. 45-52. Disponível em: <https://gerflint.fr/Base/Chine4/cervera.pdf>. Acesso em: jan 2019.
CHAGAS, Valnir. Didática especial de línguas modernas. São Paulo: Ed. Nacional, 1979. (atualidades pedagógicas; v.68)
CUQ, Jean-Pierre; GRUCA, Isabelle. Cours de didactique du français langue étrangère et seconde. Grenoble: PUG, 2009.
DE ALMEIDA, M. do S. Literatura e ensino: perspectivas metodológicas. Rios Eletrônica- Revista Científica da FASETE, ano 8, n. 8, dez. 2014. Disponível em: <https://www.fasete.edu.br/revistarios/media/revistas/2014/8/literatura_e_ensino_perspectiva s_metodologicas.pdf> Acesso em: 23 mar. 2019.
DEBUS, E.; AZEVEDO, F.; DA SILVA, S. R. (orgs). Apresentação. TEXTURA: Literatura na educação básica: do texto literário ao ensino de literatura. v.21, n.45, jan/mar 2019. Disponível em: <https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/59359/1/Apresentac%CC%A7a%CC%83o%20dossier%20Textura.pdf>. Acesso em 23 mar. 2019.
FIÉVET, Martine. Littérature en classe de FLE. Paris: CLE International, 2013.
FRESNAY, Fannie. Un parcours d’apprentissage avec la littérature francophone. Le français dans le monde, Paris, n. 387, p. 38-39, mai/juin. 2013.
GALVÃO, A. L. M; DA SILVA, A. C. O ensino de literatura no Brasil: desafios a superar em busca de práticas mais eficientes. Letras&Letras. Uberlândia, v. 33, n. 2: O ensino da Língua Portuguesa no Brasil e em Portugal, p. 209-228, jul/dez 1017. Disponível em:<http://www.seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/38630>. Acesso em: 23 mar. 2019.
HILST, Hilda. Cascos & Carícias & Outras Crônicas. Rio de Janeiro: Editora Globo, 2002.
KLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas, SP: Pontes, 12ª Ed., 2009.
KOCH, I. V., ELIAS, V.M.. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 3ª ed., 2010.
PAIS, José Machado. A construção sociológica da juventude – alguns contributos. Análise Social, vol. XXV (105-106), 1990 (1.°, 2.°), p. 139-165. Disponível em:<http://analisesocial.ics.ul.pt/documentos/1223033657F3sBS8rp1Yj72MI3.pdf>. Acesso em: 24 mar. 2019.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. O ensino da literatura. In:NITRINI, SANDRA et al (org) Literatura, artes, saberes. São Paulo: ABRALIC – HUITEC, 2008.
PESSOA, Fernando. Prosa, Ricardo Reis. Lisboa: Editora Assírio e Alvim, 2003.
PINHEIRO-MARIZ, Josilene. O texto literário em aula de francês língua estrangeira (FLE). 2007. 284 f. Tese (Doutorado) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2007.
_____. O desenvolvimento da competência intercultural em aula de francês língua estrangeira. In: PIETRARÓIA, C. M. C.; ALBUQUERQUE-COSTA, H. Leitura(s) em francês língua estrangeira. São Paulo: Editora Paulistana, 2014. (Série Enjeu). Vol. 2. p.87-111.
PRADO, Adélia. Excertos da conferência O poder humanizador da poesia. Revista Dominicana de Teologia - Centro de Estudos Superiores da Ordem dos Pregadores do Brasil. Janeiro/junho, 2009. Disponível em: <https://www.snpcultura.org/vol_o_poder_humanizador_da_poesia.html> Acesso em: 26 mar. 2019.
PUREN, Christian. Histoire des méthodologies de l'enseignement des langues. Paris: Nathan-CLE International, 1988.
ROUXEL, Annie. Aspectos metodológicos do ensino da literatura. In: DALVI, M. A.;
REZENDE, N. L. de.; JOVER-FALEIROS, R. Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013, p. 17-34.
SAINT-EXUPÉRY, Antoine. O Pequeno príncipe. Rio de Janeiro: Agir Editora, 2005.
SERRANI, Silvana. Discurso e cultura na aula de língua: currículo – leitura – escrita. Campinas: Pontes editores, 2005.
TAGLIANTE, Christine. La classe de langue. Paris: CLE International, 2006.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: Difel, 2009.