Estratégia inferencial para ler o livro ilustrado

Auteurs

  • Márcia Tavares UFCG

Mots-clés :

Livro ilustrado, Estratégias de leitura, Inferência, Odilon Moraes

Résumé

De maneira geral a leitura de imagens no livro ilustrado ainda está relacionada à primazia da palavra e aos modos de ler em um conjunto de interdependências entre o texto escrito e as imagens. Para verificar a construção de sentidos advinda dessa relação, apresentamos a análise do livro Lá e aqui (2015), de Carolyna Moreyra, ilustrado por Odilon Moraes. Destacamos, a partir do espaço gráfico e narrativo, uma proposta de leitura permeada pelo uso das estratégias centradas em inferências, e ainda verificamos quais elementos plásticos estão dispostos no projeto gráfico e na composição do diálogo entre texto e imagem. Esses aspectos foram explorados seguindo as diretrizes de Oliveira (2008), que delimita uma primeira leitura estrutural como porta de entrada metodológica para a leitura de imagens. Para o estudo da aplicação das estratégias de inferência, tomamos Girotto e Souza (2011) e utilizamos os pressupostos inseridos na prática de leitura das palavras e na transposição de conceitos para a leitura das ilustrações do livro infantil.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Márcia Tavares, UFCG

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba. Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino e do Curso de Letras Língua Portuguesa na Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba.

Références

CAMARGO, Luís. A criança e as artes plásticas. In: ZILBERMAN, Regina (org.). A produção cultural para a criança. Porto Alegre: Mercado Aberto. 1982.

_____. A ilustração do livro infantil. Belo Horizonte: Editora Lê, 1997.

COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Tradução de Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007.

FARIA, Maria Alice. Como usar a literatura infantil na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.

GIROTTO, Cinthia, SOUZA, Renata Junqueira de. Ler e compreender: estratégias de leitura. São Paulo: Mercado das Letras, 2011. GÓES, Lucia Pimentel. Olhar de descoberta: proposta analítica de livros que concentram várias linguagens. Paulinas: São Paulo, 2003.

LAJOLO, Marisa, ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: uma nova outra história. São Paulo: PUCPress, 2017.

LAJOLO, Marisa, ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: história e histórias. São Paulo: Ática, 1991.

LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. Tradução de Dorothée de Bruchard. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

MOREYRA, Carolyna, MORAES, Odilon. Lá e aqui. São Paulo: Zahar, 2015.

NIKOLAVEJA, Maria, SCOTT, Carole. Livro ilustrado: palavras e imagens. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

PAIVA, Aparecida et al. Literatura na infância: imagens e palavras. UFMG, Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita, 2008. Brasília Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; Belo Horizonte.

RAMOS, Flávia B., PANOZZO, Neiva S.P. Entre a ilustração e a palavra: buscando pontos de ancoragem. Espéculo. Revista de estudios literarios. Universidad Complutense de Madrid, 2004. Disponível em: <http://www.ucm.es/info/especulo/numero26/ima_infa.html>. Acesso em 23 de novembro de 2018.

RAMOS, Graça. A imagem nos livros infantis - caminhos para ler o texto visual. São Paulo: Autêntica, 2011.

SALISBURY, Martin, STYLES, Morag. Livro infantil ilustrado: a arte da narrativa visual. São Paulo: Rosari, 2013.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed. Tradução de Cláudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 1998.

WERNECK, Regina Iolanda. O problema da ilustração no livro infantil. In: KHEDE, Sonia Salomão (org). Literatura Infantil: um gênero polêmico. Rio de Janeiro: Vozes, 1983.

Téléchargements

Publiée

2019-07-04

Numéro

Rubrique

Artigos do Dossiê