Figura autoral e narrador performático:
uma leitura de A viagem do elefante
DOI :
https://doi.org/10.22478/ufpb.1516-1536.2022v24n3.63544Mots-clés :
figura autoral, narrador performático, A viagem do Elefante, José Saramago, literatura portuguesaRésumé
O debate que tem como centro as questões em torno do autor e do narrador não é um fenômeno do século XXI, contudo pode se dizer que, nesse século, os ânimos se acirraram e a polêmica ganhou novo sentido, tanto para aqueles que se posicionavam a favor quanto para os contrários. Nesse artigo, pretendemos investigar o desenvolvimento da noção de autoria e com ela o perfil do narrador, a partir dos postulados de Michel Foucault (2009), Roland Barthes (2012), Mikhail Bakhtin (2010) e Sílvia Regina Pinto (2003), principalmente. Resguardadas as particularidades que cercam cada teoria, é possível perceber que há, ao menos, um ponto em comum, qual seja, o questionamento da unicidade do sujeito a partir da negação de uma voz única. Tendo como corpus a obra A viagem do Elefante, do escritor português José Saramago, publicada em 2008, o presente artigo discute questões ligadas à autoria e ao narrador. Nela constata-se a presença de um narrador que assume múltiplos “avatares”, o que dificulta a sua categorização conforme os moldes tradicionais. Desta forma, tanto o autor-pessoa quanto o autor-criador se fazem presentes, assim também como um narrador que pode ser definido como performático, já que assume, ao longo da narrativa, várias performances, enquanto elemento híbrido do discurso narrativo
Téléchargements
Références
ADORNO, Theodor. Posição do narrador no romance contemporâneo. In: BENJAMIN et. al. Textos escolhidos. Tradução de José Lino Grünnewald et al. São Paulo: Abril Cultural, 1980. p.269-273.
BAKTHIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 5. ed. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
________________. O problema do texto na linguística, na filologia e em outras ciências humanas: uma experiência de análise filosófica. In: _________. Estética da criação verbal. 5 ed. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: WMF MartinsFontes, 2010.
________________. Problemas da poética de Dostoiévski. 5 ed. Tradução de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense universitária, 2013.
BARTHES, Roland. A morte do autor. In: __________. O rumor da língua. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.
BENJAMIN, Walter. O narrador - observações sobre a obra de Nikolai Leskow. In: BENJAMIN Walter et. al. Textos escolhidos. Tradução de José Lino Grünnewald et al. São Paulo: Abril Cultural, 1980. p. 57-74.
CARNEIRO, Flávio. Entre o cristal e a chama: ensaios sobre o leitor. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2001.
FOUCAULT, Michel. O que é um autor. In: __________. Ditos e escritos - Estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009. v. 3, p.264-298.
GOMES, Álvaro Cardoso. A voz itinerante: ensaio sobre o romance português contemporâneo. São Paulo: EDUSP, 1993.
HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Tradução de Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
PEREIRA, Maria Luiza Scher. A jangada e o elefante, e outros ensaios: exercícios de crítica literária e de literatura. Juiz de Fora: UFJF, 2009.
PINTO, Sílvia Regina. Desmarcando territórios ficcionais: aventuras e perversões do narrador. In: NUÑEZ, Carlinda Fragale Pate (Org.). Armadilhas ficcionais: modos de desarmar. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2003.
REIS, Carlos; LOPES, Ana Cristina M. Dicionário de narratologia. Coimbra: Almedina, 2007.
SANTIAGO, Silviano. O narrador pós-moderno. In: __________. Nas malhas da letra. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.
SARAMAGO, José. A viagem do elefante. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
SILVA, João Céu e. Uma longa viagem com José Saramago. Lisboa: Porto Ed., 2008.
SILVA, Teresa Cristina Cerdeira da. José Saramago - Entre a História e a ficção: uma saga de portugueses. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1989.
STANZEL, Franz Karl. A Theory of narrative. New York: Cambridge University Press, 1984.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Maria Aparecida de Oliveira 2022
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .