O conto brasileiro contemporâneo e as apropriações da fama
Palavras-chave:
Conto, Fama, Roberto Drummond, Sônia Coutinho, Sérgio Sant’Anna, Rubens FigueiredoResumo
As imagens visuais estão profundamente ligadas à sociedade contemporânea. Pode-se supor que elas exerçam alguma influência também sobre a produção literária dos últimos trinta ou quarenta anos, período marcado pela afirmação da televisão nas experiências culturais brasileiras. Uma dessas questões conectadas ao vigor das imagens é o foco sobre a fama e sobre as celebridades que será aqui analisado a partir de contos escritos por Roberto Drummond, Sônia Coutinho, Rubens Figueiredo e Sérgio Sant’Anna.
Downloads
Referências
______. Quando fui morto em Cuba. São Paulo: Ática, 1982.
______. O concerto de João Gilberto no Rio de Janeiro. São Paulo: Ática, 1982.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução. In: ADORNO, Theodor et alii. Os Pensadores. v. 48. Trad. José Lino Grünewald. São Paulo: Abril, 1975. p. 9-34.
CHIAMPI, Irlemar. O romance latino-americano do pós-boom se apropria dos gêneros da cultura de massas. In: Revista Brasileira de Literatura Comparada. v. 3. n. 3, 1996. p. 75-85.
COUTINHO, Sonia. O último verão de Copacabana. Rio de Janeiro: José Olympio, 1985.
DRUMMOND, Roberto. A morte de D.J. em Paris. 7. ed. São Paulo: Ática, 1991. [1.ed.:1975].
FIGUEIREDO, Rubens. O livro dos lobos. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
GARCÍA-CANCLINI, Néstor. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Trad. Heloísa P. Cintrão e Ana Regina Lessa. São Paulo: Edusp, 1997.
HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo. Trad. Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. 2.ed. São Paulo: Brasiliense, 1996.
SANT’ANNA, Sérgio. A Senhorita Simpson. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.