Da feira para o palco: os gêneros musicais de A pena e a lei
Palavras-chave:
Ariano Suassuna, Teatro, Drama, Gênero, Semiótica, BakhtinResumo
Escrita por Ariano Suassuna em 1959, A pena e a Lei é um espaço dramático catalisador da mistura de gêneros, da paródia e da carnavalização. Este artigo faz um recorte dos gêneros musicais, um dos elementos basilares da escritura suassuniana. Seja nas indicações presentes nas rubricas das peças, seja como forma de expressão de seus personagens, acredita-se que estes gêneros musicais possibilitam a criação de jogos cênicos que irão gerar novos signos dentro do processo de recodificação da linguagem teatral. O lastro teórico a ser utilizado na análise desses gêneros será fornecido pelos estudos da linguagem desenvolvidos por Mikhail Bakhtin.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. (trad. Maria Ermantina Galvão Pereira). São Paulo: Martins Fontes, 1997a.
_____. Problemas da Poética de Dostoiévski. (trad. Paulo Bezerra). Rio de Janeiro: Forense, 1997b.
_____. Questões de Literatura e de Estética: a teoria do romance. (trad. Aurora F. Bernardini e outros). São Paulo: Hucitec/UNESP, 1998.
CASCUDO, Luis da Câmara. Literatura oral no Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia, 1984.
MACHADO, Irene. O romance e a voz. Rio de Janeiro: Imago, 1995.
MAGALDI, Sábato. “A pena e a lei: auto da esperança.” In: Moderna Dramaturgia Brasileira. São Paulo: Perspectiva, 1998.
SANTOS, Idelette Muzart F. dos. Em demanda da poética popular: Ariano Suassuna e o Movimento Armorial. Campinas: Editora da UNICAMP, 1999.
SUASSUNA, Ariano. A pena e a lei. Rio de Janeiro: Agir, 1994.
_____.“A compadecida e o romanceiro nordestino.”In: Literatura popular em verso. Estudos.Tomo I. Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa, 1973.
_____. Torturas de um coração. Recife, 1951. Original datilografado.