EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NA APLICABILIDADE E ESTRUTURAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP): PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E RECOMENDAÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8n2Palavras-chave:
Aprendizagem baseada em problemas, Implementação PBL, perspectiva do docenteResumo
A efetiva implementação da aprendizagem baseada em problemas (ABP) no curso de administração necessita de maior atenção, haja vista a natureza do trabalho dos futuros administradores e necessidade de aprendizado alinhado a um processo lógico, em direção ao desenvolvimento de habilidades fundamentais relativas a área de negócio. Observa-se a presença de um cenário desafiador ao implementar práticas educacionais capazes de fomentar a melhor forma de saber-administrar. Assim, o objetivo central desta pesquisa é apresentar a maneira de se estruturar e aplicar o método ABP no curso de Administração, por ser considerada uma estratégia da metodologia ativa. Por meio da abordagem qualitativa descritiva pode-se compreender como o docente estruturou de forma participativa o ABP, permitiu coletar informações e captar as percepções dos alunos. Os dados foram coletados a cada finalização das etapas definidas da problematização, viabilizando a captação das principais dificuldades, oportunidades de melhoria e finalização do projeto ABP. Os resultados demostram a sua relevância e, em contrapartida, traz à tona a exigência da preparação do docente, o que pressupõe total atenção para as sete recomendações para implementação desse método de aprendizagem.Downloads
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Publicado
29-08-2018
Como Citar
Silva, A. L. B. (2018). EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NA APLICABILIDADE E ESTRUTURAÇÃO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (ABP): PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E RECOMENDAÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 8(2), 179–193. https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8n2
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa | Research Articles