v. 16 n. 1 (2021): Número Atemático

Gravura "Pipas" de Maurício Nascimento (Portal Domínio Público)
Publicado: 2021-10-11

Editorial

  • APRESENTAÇÃO

    Regina Celi Mendes Pereira, Fábio Alexandre Silva Bezerra
    i
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.61125

Artigos

  • A INTERAÇÃO DISCURSIVA EM ENUNCIADOS CONCRETOS EM CIRCULAÇÃO NO TWITTER

    Aloísio de Medeiros Dantas, Manassés Morais Xavier, Raniere Marques de Melo
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.58750
  • O PROJETO ENUNCIATIVO DA PÁGINA INSTITUCIONAL DE UMA IGREJA INCLUSIVA

    Karina Giacomelli, Eduardo Soares da Cunha
    16-26
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.58789
  • A EXPERIÊNCIA SOCIAL DA LESBIANIDADE REPRESENTADA NO DRAMA AUTOBIOGRÁFICO-MEMORÍSTICO EM QUADRINHOS

    Fábio Alexandre Silva Bezerra, Thayse Silva da Rocha Dias
    27-42
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.58752
  • UMA ANÁLISE EM POLÍTICA LINGUÍSTICA DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA CRÍTICA E DE PRÁTICAS TRANSCULTURAIS EM UM CONTEXTO ESTADUNIDENSE

    Alencar Guth
    43-58
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.58581
  • A LEITURA DO ESPAÇO EM POESIAS DE CECÍLIA MEIRELES: UMA ABORDAGEM BACHELARDIANA

    Jéssica Taiara Kottwitz
    59-68
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.58304
  • LEITURA DE REPORTAGEM DE SITES EM LÍNGUA INGLESA: UMA PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES LEITORAS

    Renata Carolina e Silva Rocha Pinto
    69-83
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.58665
  • A TRANSFERÊNCIA LINGUÍSTICA NA APRENDIZAGEM DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA POR APRENDIZES BRASILEIROS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA a literature review

    Raphaela Palombo Bica de Freitas, Bernardo Kolling Limberger, Isabella Mozzillo
    84-96
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.58708
  • ATITUDES PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE INGLÊS EM MEIO À PROLIFERAÇÃO DE ACRÔNIMOS PARA A LÍNGUA INGLESA

    Regina Celia Halu
    97-109
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.58235
  • O ENSINO REMOTO COM O LÚDICO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19: DESAFIOS E APRENDIZAGENS

    Rosycléa Dantas, Elaine Silva
    110-125
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.58775
  • EFEITOS DA PROSÓDIA DE L2 NO ENSINO DE PRONÚNCIA E NA COMUNICAÇÃO ORAL

    Leônidas José da Silva Jr, Plínio A. Barbosa
    126-141
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.58725
  • PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I QUANTO AOS IMPACTOS DA PANDEMIA DO COVID-19 NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM INFANTIL

    Isabelle Cahino Delgado, Pâmela Pontes dos Santos, Maria Milena Sousa de Brito
    142-151
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.58798
  • O MODELO DE GESTÃO EDUCACIONAL DAS ESCOLAS CIDADÃS INTEGRAIS DA PARAÍBA: ANÁLISE DE UM CADERNO FORMATIVO À LUZ DO ISD

    Philipe Pereira Borba de Araújo, Filipe Mendes Cavalcanti Leite, Liliane Alves Chagas, Thiago Luís Cavalcanti Calabria
    152-166
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.58800
  • PRODUÇÃO TEXTUAL NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ALUNO DO PROEJA POR MEIO DE PROJETOS DIDÁTICOS

    Rosana de Oliveira Sá, Linduarte Pereira Rodrigues
    167-177
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.58804
  • A VARIÁVEL SEXO/GÊNERO EM ESTUDOS SOCIOLINGUÍSTICOS: UM PANORAMA DAS TRÊS ONDAS

    André Luiz Souza-Silva, Rubens Marques de Lucena
    178-188
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.58239
  • ANÁLISE INTERLINGUÍSTICA DO RÓTICOS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE USO

    José Rodrigues de Mesquita Neto
    189-201
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.58311
  • A REPRESENTAÇÃO DO ACUSATIVO NAS FORMAS DOS PARADIGMAS ‘TU’ E ‘VOCÊ’ EM CARTAS DE AMOR DO SÉCULO XX: DO LITORAL AO SERTÃO DE PERNAMBUCO

    Cleber Ataíde, Antônia Caroline Alves da Silva, Helder Aquino de Melo, Sheila Daniela Alves da Silva
    202-216
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.58717
  • ESTUDO VARIACIONISTA DA REDUÇÃO DA PREPOSIÇÃO PARA EM MACEIÓ/AL

    René Alain Santana de Almeida, Alan Jardel de Oliveira
    217-228
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.58756
  • USO DE ABREVIATURAS EM UM LIVRO DE ASSENTOS DE CASAMENTOS DO SÉCULO XVIII DO SERTÃO DE BAIXO DO RIO SÃO FRANCISCO

    Lécio Barbosa de Assis, Jorge Augusto Alves da Silva, Vera Pacheco
    229-243
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.58782
  • UMA ANÁLISE DOS MECANISMOS DE CONCEPTUALIZAÇÃO DO VERBO “CAIR” EM DADOS MULTIMODAIS

    Hayat Passos, André Lisboa, Beatriz Graça, Maíra Avelar
    244-258
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.58582
  • O SENTIMENTO DO FALANTE NOS MANUSCRITOS SAUSSURIANOS

    Aline Vargas Stawinski, Luiza Ely Milano
    259-270
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-9979.2021v16n1.58620