REPENSANDO O CURRÍCULO ESCOLAR

aportes da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v2n11.41597

Palavras-chave:

Currículo, Pedagogia Histórico-Crítica, Psicologia Histórica Cultura

Resumo

Na esteira dessas e de outras reflexões, foram (e estão sendo) desenvolvidas diversas experiências de elaboração e implementação de propostas curriculares fundamentadas na Pedagogia Histórico-Crítica. O estado do Paraná, por exemplo, a partir da década de 1990, colocou em prática várias propostas em âmbito estadual, regional e municipal, inspiradas nessa corrente teórica. No entanto, as publicações baseadas nessa abordagem ainda carecem de um esforço de maior articulação e aprofundamento, a fim de contribuir de modo mais sistemático com os debates nesse campo. Sendo assim, o presente dossiê da Revista Espaço do Currículo procurou reunir contribuições de diferentes pesquisadores que trabalham com essa linha teórica, abordando desde os fundamentos para a construção de propostas curriculares até exemplos concretos de iniciativas que já foram ou vêm sendo colocadas em prática com base nesses fundamentos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Francisco José Carvalho Mazzeu, Universidade Estadual Paulista, Brasil.

Doutor em Fundamentos da Educação pela Universidade Federal de São Carlos e Livre-Docência em Fundamentos da Alfabetização pela Universidade Estadual Paulista.

Eliza Maria Barbosa, Universidade Estadual Paulista, Brasil.

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Professora Assistente Doutor II da Universidade Estadual Paulista.

Newton Duarte, Universidade Estadual Paulista, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Professor Titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Referências

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2011. (Coleção educação contemporânea)

SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 11. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1996. (Coleção educação contemporânea)

Downloads

Publicado

31-08-2018

Como Citar

MAZZEU, F. J. C.; BARBOSA, E. M.; DUARTE, N. REPENSANDO O CURRÍCULO ESCOLAR: aportes da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 2, n. 11, p. 134–138, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2018v2n11.41597. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/41597. Acesso em: 27 jan. 2023.