DA MEMÓRIA: movimentos de “não esquecer” em currículos de Língua Portuguesa da cidade de São Paulo.
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n3.42014Palavras-chave:
Currículo. Língua Portuguesa. Memória.Resumo
Este artigo tem como objetivo verificar como a categoria “memória discursiva” permite movimentos de esquecimento e lembrança, principalmente no que diz respeito à concepção de linguagem, a partir de um corpus constituído por cinco documentos curriculares de Língua Portuguesa, publicados em gestões e épocas diferentes, os quais foram coletados no setor de Memória Técnica da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Para tanto, filiamo-nos à Análise do Discurso de orientação francesa para discutir os dados. A categoria de análise, em confronto com os dados, demonstrou que o esquecimento e apagamento de concepções e abordagens propostas nos documentos curriculares estão, de alguma forma, ligadas a um ideário político-ideológico das gestões que atuaram na produção dos respectivos currículos.
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