POLÍTICAS E CURRÍCULO NA LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS
pesquisas do Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte (OFPEA/BRARG)
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n3.46151Palavras-chave:
Formação. Artes Visuais. Observatório. UDESC.Resumo
O estudo pretende analisar as políticas públicas educacionais que interferem no Ensino de Artes na escola. Utiliza-se igualmente das investigações desenvolvidas pelo projeto em rede Observatório da Formação no âmbito do Ensino de Artes principalmente as situadas no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais PPGAV/UDESC para identificar aspectos mais amplos que atingem a formação de professores de arte nacionalmente. Da mesma forma, busca um comparativo entre as implicações das políticas educacionais na formação docente em artes nas licenciaturas e os respectivos desdobramentos no Ensino de Arte na escola. Considera os modelos de formação docente desenhados nos últimos tempos e implementados nas licenciaturas em artes visuais. Finalmente apresenta reflexões fundamentadas na pedagogia histórico-crítica com a intenção de dar visibilidade às contradições presentes no Ensino de Arte, a partir das especificidades das artes visuais na escola bem como na formação profissional nas licenciaturas.
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