O DEBATE SOBRE O CURRÍCULO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
da Lei 11.684/2008 à BNCC/2018
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n2.51075Palavras-chave:
Ensino de Sociologia, Currículo, BNCC, Estado da ArteResumo
O debate sobre o ensino de Ciências Sociais na Educação Básica tem sido incrementado nos últimos anos, principalmente a partir da reintrodução da Sociologia no Ensino Médio como disciplina obrigatória em 2008. Os estados da arte realizados acerca desta temática apontam para um crescimento exponencial, principalmente por meio de teses, dissertações, artigos científicos, e trabalhos em congressos especializados. No presente trabalho, pretendemos explorar de forma mais específica como tem se dado a discussão acerca do currículo de Ciências Sociais no Ensino Médio, no período compreendido entre 2008, ano de introdução da Sociologia no currículo escolar, até 2018 quando é publicada a versão final da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio. O recorte estabelecido será a partir de teses e dissertações utilizando como banco de dados o banco de dissertações e teses da CAPES.
Downloads
Métricas
Referências
BODART, Cristiano; CIGALES, Marcelo Pinheiro. Ensino de Sociologia no Brasil (1993-2015): um estado da arte na pós-graduação. Revista de Ciências Sociais: RCS, v. 48, n. 2, p. 256-281, 2017.
BODART, Cristiano; SOUZA, Ewerton Diego de. Configurações do ensino de sociologia como um subcampo de pesquisa. Ciências Sociais Unisinos, São Leopoldo, Vol. 53, n. 3, p. 543-557, set/dez 2017.
BODART, Cristiano; TAVARES, Caio. A produção sobre o ensino de sociologia escolar nos periódicos brasileiros on-line de estratos superiores, 1996-2017. In: MAÇAIRA, Julia Polessa; FRAGA, Alexandre Barbosa. Saberes e Práticas do Ensino de Sociologia. Rio de Janeiro: Autografia, 2018, p. 57-102.
BODART, Cristiano. A construção conceitual e empírica do "subcampo" do ensino de Sociologia. In: BODART, Cristiano das Neves; SAMPAIO-SILVA, Roniel. (Orgs.). O ensino de Sociologia no Brasil, vol. 2. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2019. pp. 11-38.
BRASIL. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. CASA CIVIL. Lei 9.394, de 20/12/1996. Brasília, 1996. Disponível em: https://bit.ly/2EV8O56. Acesso em: 20 jan 2020.
BRASIL. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. CASA CIVIL. Lei 11.684, de 02/06/2008. Brasília, 2008. Disponível em: https://bit.ly/2tUnort. Acesso em: 21 jan 2020.
BRASIL. SENADO FEDERAL. Lei 13.415 de 16/02/2017. Brasília, 2017. Disponível em: https://goo.gl/5mvvhF. Acesso em: 21 jan 2020.
BRUNETTA, Antonio Alberto; CIGALES, Marcelo. Dossiês sobre o ensino de Sociologia no Brasil (2007-2015). Revista Latitude, Maceió, v. 12, n. 1, p. 148-171, 2018.
CATANI, Afrânio Mendes; CATANI, Denice Bárbara; PEREIRA, Gilson R. de M. As apropriações da obra de Pierre Bourdieu no campo educacional brasileiro, através de periódicos da área. Revista Brasileira de Educação, n. 17, p. 63-85, 2001.
CUNHA, Luis Antônio. A educação na Sociologia: um objeto rejeitado? Cadernos Cedes: Sociologia da Educação: diálogo ou ruptura, São Paulo: Papirus, v.27, p. 9-22, 1992.
DIAS DA SILVA, Graziella Moraes. Sociologia da Sociologia da Educação: Caminhos e Desafios de uma Policy Science no Brasil (1920-1979). Bragança Paulista: EDUSF, 2002.
ERAS, Lígia; OLIVEIRA, Ricardo. Uma sociologia dos livros coletâneas sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica (2008-2013). In: OLIVEIRA, Eveline; OLIVEIRA, Amurabi. Ciências Sociais e Educação: um reencontro marcado. Maceió: Edufal, 2015, p. 81-102.
FERREIRA, Vanessa; OLIVEIRA, Amurabi. O Ensino de sociologia como um campo (ou subcampo) científico. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v. 37, n. 1, p. 31-39, 2015.
FORQUIN, Jean-Claude. As abordagens sociológicas do currículo: orientações teóricas e perspectivas de pesquisa. Revista Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 187-198, 1996.
HANDFAS, Anita; MAÇAIRA, Julia. O estado da arte da produção científica sobre o ensino de sociologia na educação básica. Revista BIB, São Paulo, n. 74, p. 43-59, 2014.
MEUCCI, Simone. A Institucionalização da Sociologia no Brasil: os primeiros manuais e cursos. 2000. 158 p. Dissertação (Mestrado em Sociologia) Departamento de Sociologia. Universidade Estadual de Campinas-SP: IFCH-UNICAMP, 2000.
MICELI, Sergio (Org.). História das Ciências Sociais no Brasil. Volume I. São Paulo: Vértice: IDESP, 1989.
MICELI, Sergio. História das Ciências Sociais no Brasil. Volume II. São Paulo: Editora Sumaré: FAPESP, 1995.
MOTTA, Atila Rodolfo Ramalho. Que Sociologia é essa? Análise da recontextualização pedagógica do conhecimento sociológico. 200f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012.
NEUHOLD, Roberta. A produção científica sobre o ensino de sociologia: grupos e linhas de pesquisa no Brasil (2000-2013). In: In: OLIVEIRA, Eveline; OLIVEIRA, Amurabi. Ciências Sociais e Educação: um reencontro marcado. Maceió: Edufal, 2015, p. 103-124.
OLIVEIRA, Amurabi. O Ensino de Sociologia na educação básica brasileira: uma análise da produção do GT Ensino de Sociologia na SBS. Teoria e Cultura, v. 11, n. 1, 2016.
OLIVEIRA, Amurabi. Cenários, tendências e desafios na formação de professores de Ciências Sociais no Brasil. Revista Política & Sociedade, Florianópolis, v. 14, n. 31, p. 39-62, 2015.
OLIVEIRA, Amurabi; MELCHIORETTO, Beatriz. O ensino de Sociologia como tema de pesquisa nas Ciências Sociais brasileiras. Revista BIB, São Paulo, n. 91, p. 1-26, 2020.
TRINDADE, Hélgio (Org.). Ciências Sociais no Brasil: Diálogos com mestres e discípulos. Brasília: ANPOCS, Liber Livro Editora, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.