CIÊNCIAS SOCIAIS NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n2.51194Palavras-chave:
Enisno, Currículo, BNCC, Sociologia escolarResumo
A história da Sociologia escolar está fortemente marcada pelas mudanças curriculares do ensino secundário brasileiro, de modo que compreendê-la demanda conhecer as principais alterações curriculares nesse nível de ensino. As mudanças recentes no currículo do Ensino Médio, induzidas pela Lei nº 13.415/2017 e pela nova Base Nacional Comum Curricular (2019), parecem impactar substancialmente na forma e presença que essa disciplina ganhará a partir das reformulações dos currículos estaduais iniciadas em 2019. Pela importância e urgência, aqui é examinada a BNCC, observando e discutindo como a Sociologia escolar pode colaborar para alcançar os objetivos de aprendizagem que norteiam a reestruturação dos currículos estaduais.
Downloads
Métricas
Referências
AGUIAR, Marcia Angela da S. Política Educacional e a Base Nacional Comum Curricular: o processo de formulação em questão. Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 3, p. 722-738, set./dez. 2018. Disponível em: <https://www.curriculosemfronteiras.org/vol18iss3articles/aguiar.pdf>. Acesso em: 16 mar. 2020.
ALVES, Maria Alda de Sousa; RÖWER, Joana Elisa. Narrativas de si no espaço escolar, juventudes e ensino de Sociologia. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. v.2, n.2, p.95-108, jul./dez., 2018. Disponível em: < https://abecs.com.br/revista/index.php/cabecs/article/view/137/102>. Acesso em: 16 mar. 2020.
AZEVEDO, Gustavo Cravo de. Sociologia no ensino médio: uma trajetória político-institucional (1982-2008). Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense. 2014.
BAUMAN, Zigmunt.; MAY, Tim. Aprendendo a pensar com a sociologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2010.
BODART, Cristiano das Neves; MARCHIORI, Cassiane da C. Ramos. (2015). Fundamentos do ensino de sociologia católica em uma escola normalista pública em 1935. Caderno Eletrônico de Ciências Sociais, Vitória, v. 3, n. 2, p. 18-38, 2016. Disponível em: <http://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/13653>. Acesso em: 10 mar. 2020.
________; CIGALES, Marcelo Pinheiro. Ensino de Sociologia no Brasil (1993-2015): um estado da arte na pós-graduação. Revista de Ciências Sociais: RCS, Fortaleza, v. 48, n. 2, p. 256-281, 2017. Disponível em: < http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/19500>. Acesso em: 10 mar. 2020.
________; SAMPAIO-SILVA, Roniel. Quem leciona Sociologia após 10 anos de presença no Ensino Médio brasileiro? In: BODART, Cristiano das Neves; LIMA, Wnderson Luan dos Santos. O ensino de Sociologia no Brasil, vol.1. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2019, pp. 33-58.
________; TAVARES, Caio dos Santos. Quando o assunto é Sociologia escolar: estado da arte nos periódicos de estratos superiores nas áreas de Ciências Sociais, Educação e Ensino. Revista de Ciências Sociais. Fortaleza, v. 51, n. 1, mar./jun., p. 353–396, 2020. Disponível em: < http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/31297>. Acesso em: 16 jun. 2020.
BRASIL. Base Curricular Nacional do Ensino Médio – Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2019. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=85121-bncc-ensino-medio&category_slug=abril-2018-pdf&Itemid=30192 >. Acesso em: 10 mar. 2020.
________. Decreto n. 16.782-a, de 13 de janeiro de 1925. Estabelece o concurso da União para o ensino secundário, organiza o Departamento Nacional do Ensino, reforma o ensino secundário e o superior e dá outras providencias. 1925. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1910-1929/D16782a.htm>. Acesso em: 10 mar. 2020.
________. Decreto n. 981 – de 8 de novembro de 1890. Approva o Regulamento da Instrucção Primaria e Secundaria do Districto Federal. 1890. Disponível em: < https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-981-8-novembro-1890-515376-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em: 10 mar. 2020.
________. Decreto-lei n.4.244 de 9 de abril de 1942. Lei orgânica do ensino secundário. 1942. Disponível em: < https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-4244-9-abril-1942-414155-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em: 10 mar. 2020.
________. Lei n. 13415 de 16 de fevereiro de 2017. Lei de Reforma do Ensino Médio. Médio. Brasília, 2020. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm>. Acesso em: Acesso em: 16 mar. 2020.
________. MEC, Ministério da Educação e Cultura. Organização Curricular Nacional- Sociologia. Brasília, 2006. Disponível em:< http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf>. Acesso em: 08 mar. 2020.
________. Medida Provisória n. 746 de setembro de 2016. Brasília, 2016. Disponível em: <https://www.congressonacional.leg.br/materias/medidas-provisorias/-/mpv/126992>. Acesso em: 16 mar. 2020.
________. Ministério da Educação. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Diário Oficial da União. Brasília, no 248, 23/12/1996. 1996. Disponível e: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 08 mar. 2020.
________. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) para o Ensino Médio. Brasília, 2000a. Disponível e: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf> Acesso em: 08 mar. 2020.
________. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM): Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília, 2000b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/cienciah.pdf> . Acesso em: 08 mar. 2020.
________. Projeto de Lei 3.178/97. Disponível em: < https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=AE3C43826A98BC49100A97B7734B5C96.node2?codteor=1130709&filename=Avulso+-PL+3178/1997>. Acesso em: 08 mar. 2020.
________. Projeto de Lei Federal no 1641/2003. Dispõe sobre a obrigatoriedade das disciplinas de Sociologia e Filosofia no Ensino Médio. Brasília, 2003. Disponível em:< http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=127294> Acesso em: 08 mar. 2020.
CEB/CNE. Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação/Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE n. 5/97. Proposta de Regulamentação da Lei no 9.394/96. 1996. Disponível em: < http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/diretrizes_p0291-0305_c.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2020.
CEB/CNE. Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação/Conselho Nacional de Educação. Resolução CEB n. 3, de 26 de junho de 1998. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. 1998. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rceb03_98.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2020.
CEB/CNE. Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação/Conselho Nacional de Educação. Parecer n. CEB 15/98. Diretrizes Curriculares Nacionais Para O Ensino Médio. 1998. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Par1598.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2020.>. Acesso em: 10 mar. 2020.
COAN, M. A Sociologia no Ensino Médio, o Material Didático e a Categoria Trabalho. 2006. Dissertação de Mestrado. Centro de Educação. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2006.
CORTI, Ana Paula. Política e significantes vazios: uma análise da Reforma do Ensino Médio de 2017. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.35, p.1-20, 2019. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982019000100425&script=sci_arttext> Acesso em: 01 mar. 2020.
FEIJÓ, Fernanda. Ciências Sociais no Ensino Médio: pensando a Sociologia para uma formação democrática. In: BODART, Cristiano das Neves; LIMA, Wanderson Luan dos Santos (Org.). O ensino de Sociologia no Brasil, vol.1. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2019. pp. 85-112.
________. Quando o parlamento jovem torna-se parte da aula de Sociologia do Ensino Médio que visa a Educação Política. In: BODART, Cristiano das Neves (Org.). O ensino de Sociologia e de Filosofia. Maceió: Editora Café com Sociologia, 2020. pp. 43-80.
FERNANDES, Florestan. A Sociologia no Brasil. Petrópolis: Editora Vozes, 1976.
FERREIRA, Walace Ferreira; SANTANA, Diego Cavalcanti de. A Reforma do Ensino Médio e o Ensino de Sociologia. Revista Perspectiva Sociológica, Rio de Janeiro, n. 21, 1º sem. p. 41-53. 2018, Disponível em: <https://cp2.g12.br/ojs/index.php/PS/article/view/1740>. Acessado em: 08 mar. 2020.
FERRETTI, Celso João. A reforma do Ensino Médio e sua questionável concepção de qualidade da educação. Estudos avançados, São Paulo, v. 32, n. 93, p. 25-42, Ago., 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000200025&lng=en&nrm=iso>. Acessado em: 08 mar. 2020.
FIGUEIREDO, Elpídio de Abreu e Lima. Educação Moral, Noções de Sociologia e Direito Usual. Rio de Janeiro: Typ. do Jornal do Commercio, de Rodrigues & C. 2017.
MILLS, C. W. A Imaginação Sociológica. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1965.
GUELFI, Wanirley Pedroso. A Sociologia como disciplina escolar no Ensino Secundário brasileiro (1925-1942). 2001. 194f. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2001.
LAHIRE, Bernard. Viver e interpretar o mundo social: para que serve o ensino da Sociologia? Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 45, n. 1, p. 45-61, jan./jun. 2014. Disponível em: < http://www.rcs.ufc.br/edicoes/v45n1/rcs_v45n1a2.pdf>. Acesso em: 16 mar. 2020.
MACHADO, Celso de Souza. O ensino de Sociologia na escola secundária: um levantamento preliminar. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 13, n 1, p. 115-142, 1987. Disponível em: < http://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/33382>. Acesso em: 16 mar. 2020.
MORAES, Amaury. Ensino de sociologia: periodização e campanha pela obrigatoriedade. Cadernos Cedes, Campinas, vol. 31, n. 85, p. 359-382, set./dez., 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v31n85/04v31n85.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2020.
MOTA, Kelly Cristine Corrêa da Silva. Os lugares da sociologia na formação de estudantes do ensino médio: as perspectivas de professores. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 29, p. 88-107, Ago. 2005. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n29/n29a08.pdf>. Acesso em: 16 mar. 2020.
OLIVEIRA, Amurabi. Revisitando a história do ensino de Sociologia na Educação Básica. Acta Scientiarum: Education, Maringá, v. 35, n. 2, p.179-189, 2013a. Disponível em: < http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/20222>. Acesso em: 10 mar. 2020.
________. A Antropologia no Ensino Médio. Caderno de Estudos Sociais. Recife, v.28, n.2, jul./dez. 2013b. Disponível em: <https://fundaj.emnuvens.com.br/CAD/article/view/27/40>. Acesso em: 16 mar. 2020.
________. O ensino de Sociologia e as Novas DCNEM. Educare et Educare. Cascavel, v.9 n.18 jul./dez. 2014. Disponível em: <http://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/9290>. Acesso em: 10 mar. 2020.
OLIVEIRA, Natália Braga de; CARNEIRO, Silzane de Almeida. A educação em Direitos Humanos e a contribuição do ensino de Sociologia para a ação emancipatória. Revista Perspectiva Sociológica, Rio de Janeiro, n. 20, 2º sem. p. 66-77, 2017. Disponível em: <https://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/PS/article/view/1475/1069>. Acesso em: 16 mar. 2020.
SILVA, Ileizi Luciana Fiorelli; ALVES NETO, Henrique Fernandes, VICENTE, Daniel Vitor. A proposta da Base Nacional Comum Curricular e o debate entre 1988 e 2015. Ciências Sociais Unisinos, São Leopoldo, v. 51,n.3, p.330-342, set./dez. 2015. Disponível em: < http://revistas.unisinos.br/index.php/ciencias_sociais/article/view/csu.2015.51.3.10>. Acesso em: 08 mar. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.