O PROJETO CANOEIRO

travessias mitopoéticas da formação de professores/as indígenas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.53922

Palavras-chave:

Complexidade, Transdisciplinaridade, Formação, Mitopoesia, Etnopoesia

Resumo

Este artigo é uma narrativa etnopoética de uma experiência de formação de professores/as indígenas realizada em São Gabriel da Cachoeira no estado do Amazonas. Trata-se de um processo formativo inspirado nos operadores da complexidade e da transdisciplinaridade. Metodologicamente, este trabalho foi desenvolvido por meio da pesquisa etnográfica. A pesquisa buscou estabelecer diálogos entre dois operadores cognitivos: pensamento sensível e pensamento científico, inerentes ao contexto da formação. Enfim, trata-se de uma pesquisa inspirada pela experiência do sentido e do vivido, a qual se procurou nutrir de sensibilidades, imaginários, intuições, sabedorias, ética e estética, processos potencializadores da produção de conhecimento dos aprendentes indígenas.

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Biografia do Autor

Egle Wanzeler, Universidade Estadual do Amazonas, Brasil.

Doutorado em Antropologia pela PUC/SP, professora de História da Educação na Universidade do Estado do Amazonas, coordenadora do Curso de Especialização em Gestão de Projeto e Fromação Docente e do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Transdisciplinares em Educação. 

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Publicado

21-10-2020

Como Citar

WANZELER, E. O PROJETO CANOEIRO: travessias mitopoéticas da formação de professores/as indígenas. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 408–425, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.53922. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/53922. Acesso em: 18 nov. 2024.