EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA GLOBAL
desafios para a BNCC e formação docente
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54368Palavras-chave:
Currículo, BNCC, BNC-Formação, Cidadania Global, Ensino SuperiorResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar e debater o conceito de cidadania global. Nossa problemática central é refletir sobre as possibilidades para a construção da Educação para Cidadania Global (ECG) no contexto brasileiro, estabelecendo uma relação com os debates curriculares, notadamente aqueles que dizem respeito à Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Além disso, para colocar em cena os contextos de formação, apresentaremos um estudo exploratório realizado com estudantes do ensino superior, de diferentes instituições do Brasil, cujo objetivo foi conhecer o que os estudantes pensam sobre o processo de educação para a cidadania global. O conceito de educação para a cidadania global aparece com destaque na agenda educacional de 2030 e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (UNESCO, 2015), de forma que a implementação da ECG perpasse todos os níveis do sistema educacional. Se essa ideia aparece na continuidade das orientações promovidas por organizações internacionais, é, no entanto contestada e difícil de operar nos sistemas nacionais de educação. Para além do que está presente nos documentos oficiais é fundamental problematizar como os currículos praticados nos cursos das áreas já mencionadas contribuem (ou não) para a compreensão do que seja cidadania global, com possibilidades de construção e ressignificação do conceito de cidadania, visando ampliá-lo, desde uma perspectiva crítica, englobando aspectos que perpassam pela superação da intolerância e construção de um pensamento global mais solidário.
Downloads
Métricas
Referências
AKKARI, Abdeljalil et MALEQ, Kathrine. Global citizenship: Buzzword or new instrument for educational change? Europe's Journal of Psychology. 2019, vol. 15, no 2, p. 176-182.
ANDREOTTI, Vanessa Oliveira de. Soft versus critical global citizenship education. In: S. McCloskey (Ed.), Development education in policy and practice. London: Palgrave Macmillan, 2014, p. 21-31.
BRASIL. Resolução CNE/CP no. 2, de 20 de Dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), 2019.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 11/06/2020.
CARVALHO, J. M. de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 2 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
CORRÊA, Dárcisio. A construção da cidadania: reflexões histórico-políticas. 3.ed. Ijuí, RS: Ed. Unijuí, 2002.
DAVIES, Ian.; EVANS, Mark.; RIED, Alan. Globalising citizenship education? A critique of ‘global education’ and ‘citizenship education’. British Journal of Educational Studies, vol. 53, ed. 1, 2005, p. 66-89.
LILLEY, Kathleen; BARKER, Michelle; HARRIS, Neil. The global citizen conceptualized: Accommodating ambiguity. Journal of Studies in International Education, v. 21, 2017, p. 6-21.
MIEDEMA, Siebren; Bertram-Troost, GERDIEN. The Challenges of Global Citizenship for Worldview Education. The Perspective of Social Sustainability. Journal of Teacher Education for Sustainability, vol. 17, ed.2, 2015, p. 44-52.
OSLER, Audrey. Teacher interpretations of citizenship education: national identity, cosmopolitan ideals, and political realities. Journal of Curriculum Studies, vol. 43, ed.1, 2011, p. 1-24. https://doi.org/10.1080/00220272.2010.503245
PINSKY, Jaime. e PINSKY, Carla Bassanezi. História da Cidadania. São Paulo: Editora Contexto, 2008.
RHOADS, Robert.; SZELENYI, Katalin. Global citizenship and the university: Advancing social life and relations in an interdependent world. Stanford, CA: Stanford University Press, 2011.
RICHARDSON, G.; DE FABRIZIO, L.; ANSU-KYEREMEH, K. ‘It’s overwhelming and hard to articulate’: Analyzing student narratives of an international global citizenship education field experience. Global citizenship education in post-secondary education institutions: Theories, practices, and policies. New York: Peter Lang, 2011, p. 95-107.
SANTOS, Boaventura de Sousa. “Direitos humanos: o desafio da interculturalidade”. Revista Direitos Humanos, vol. 2, 2009, p. 10-18.
SKLAD, M.; FRIEDMAN, J.; PARK, E.; Oomen, B. ‘Going Glocal’: a qualitative and quantitative analysis of global citizenship education at a Dutch liberal arts and sciences college. Higher Education, vol. 72, ed. 3, 2016, p. 323-340.
STOER, S. R. MAGALHÃES, A. M. A reconfiguração do contrato social moderno: novas cidadanias e educação. In: RODRIGUES, David (org.). Perspectivas sobre a inclusão: da educação à sociedade. Porto Editora. Porto/Portugal, 2003.
TAWIL, Sobhi. Education for ‘Global Citizenship’: A framework for discussion. UNESCO Education Research and Foresight Working papers, vol. 7, 2013, p. 1-8.
UNESCO. Education 2030. Déclaration d’Incheon. Vers une éducation inclusive et équitable de qualité et un apprentissage tout au long de la vie pour tous. Paris: UNESCO, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Espaço do Currículo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.