RELAÇÕES ENTRE CURRÍCULO E CONHECIMENTO PARA CURRÍCULO E CULTURA
algumas notas sobre tais deslocamentos
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54496Palavras-chave:
Educação, Formação, Parâmetros Curriculares NacionaisResumo
Trata-se da análise do texto Indagações sobre o currículo: Currículo, Conhecimento e Cultura, que é um dos cinco cadernos organizados pelo Ministério da Educação (MEC) em 2007. O documento de autoria de Antônio Flávio Moreira e Vera Candau, tem como objetivo, assim como os demais cadernos, criar debates, questionamentos e reflexões nos sistemas de ensino, a respeito da concepção de currículo e seus desdobramentos. No documento analisado, os autores observam que a preocupação com a questão curricular se deslocou das relações entre currículo e conhecimento para currículo e cultura. Observa-se que essa preocupação se materializou após 1990, onde passou a ser pauta de discussão em várias conferências desenvolvidas pelos organismos internacionais, entre eles, o Banco Mundial, o que nos instiga a questionar: A que se propõe essa preocupação com o currículo educacional e que concepção de conhecimento, cultura e currículo estão sendo defendidos nesse viés de formação? Para responder a estas inquietações, utilizamos a Pedagogia Histórico-Crítica como aporte para as análises a respeito das concepções sobre currículo, conhecimento e cultura apontados no texto base. Salientamos que nossa defesa está pautada na capacidade do homem de aprender a sentir, pensar, avaliar e agir, não simplesmente em se adaptar ao sistema vigente, argumentos observados nas entrelinhas desses documentos orientadores.
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