OS SABERES SILENCIADOS PELO CURRÍCULO

a epistemologia e o currículo na Educação do Campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n2.57814

Palavras-chave:

Epistemologia do Sul, Currículo, Euducação do Campo

Resumo

Este trabalho instiga uma análise sobre um currículo crítico, emancipador, humanizador e holístico que respeite os saberes dos sujeitos do campo, mediante a sua diferença identitária e cultural. O objetivo é analisar as tensões teóricas sobre os estudos das epistemologias do sul e como estas que agregam as lutas e ações no campo do currículo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, pautada em autores como Arroyo (2013), Oliveira (2012), Santomé (1995), Santos (2002; 2018) entre outros. O trabalho ilustra discussões teóricas e análise documental que abordam a temática “Currículo”, “Epistemologia do sul” e “Educação do campo”. Como resultado o artigo inferi que as epistemologias curriculares, deve estar vinculada as questões culturais e dos saberes que condicionam as particularidades e a história sociocultural do sujeito do campo, de forma a, instigar estes a compreenderem as estruturas socais que os oprimem, tendo em vista a elaboração de estratégias de atuação com probabilidade de êxito para sua emancipação.

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Biografia do Autor

Letícia dos Santos Furtado, Universidade Federal do Pará, Brasil.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará.

Eraldo Souza do Carmo, Universidade Federal do Pará, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará e Professor da Universidade Federal do Pará.

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Publicado

09-06-2021

Como Citar

FURTADO, L. dos S. .; CARMO, E. S. do . OS SABERES SILENCIADOS PELO CURRÍCULO : a epistemologia e o currículo na Educação do Campo. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 1–8, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n2.57814. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/57814. Acesso em: 19 dez. 2024.