ENTRE O RIO E O MAR

alternâncias, rememorações e criações curriculares

Autores

  • Juliana Rodrigues Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.
  • Rosa Helena Mendonça Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4778-3551
  • Rosana Maria Papini Universidade Federal Fluminense, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v14iEspecial.60711

Palavras-chave:

Currículo, Redes Educacionais, Educação do Campo

Resumo

Este artigo, a partir da ideia de personagem conceitual (DELEUZE), o outro necessário às criações, toma como pano de fundo um documentário sobre o rio Paraíba do Sul para tecer conversas acerca de questões artísticas, ecológicas e curriculares. Discute o uso e a potência (CERTEAU) do cinema para a educação, em sessões que se denominam cineconversas, ou seja, ‘espaçostempos’ de ‘verouvirsentirpensar’ filmes como fundamentação para trocas férteis e muitas vezes inusitadas. A proposta é, tendo como ponto de partida as redes educativas (ALVES) que formamos e em que somos formados, criar outras redes que nos permitam pensar em como questões sociais podem se transformar em questões curriculares. O texto, além de usar o filme para pensar questões curriculares, apresenta uma experiência formativa desenvolvida por uma das autoras com estudantes no âmbito curricular da educação do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliana Rodrigues, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Mestra em educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Professora da rede particular de ensino no Município do Rio de Janeiro.

Rosa Helena Mendonça, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Rosana Maria Papini, Universidade Federal Fluminense, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Professora da Universidade Federal Fluminense.

Referências

ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho – o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In. OLIVEIRA, Inês Barbosa; ALVES, Nilda. Pesquisa no/do cotidiano das escolas - sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2008.

ALVES, Nilda. A compreensão de políticas nas pesquisas com os cotidianos: para além dos processos de regulação. Revista Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1195-1212, out./dez. 2010. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 13/06/2021.

BANDEIRA, Manuel de. Estrela da vida inteira. 2 ed. Rio de Janeiro, J. Olympio, 1970.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - SECADI. Educação do Campo: marcos normativos/Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – Brasília: SECADI, 2012.

CARNEIRO, Maria José. Ruralidades contemporâneas: modos de viver e pensar o rural na sociedade brasileira, Rio de janeiro, Mauad X, FAPERJ, 2012.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano 1: artes de fazer. 19ª. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2012.

DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: Editora 34, 1992.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é Filosofia. São Paulo: Editora 34, 1992b.

ESTEBAN, Maria Teresa; ZACCUR, Edwirges (orgs.). Professora-pesquisadora, uma práxis em construção, Rio de Janeiro, DP&A, 2002.

FERRAÇO, Carlos Eduardo; SOARES, Maria Conceição; ALVES, Nilda. Michel de Certeau e as pesquisas nosdoscom os cotidianos em Educação, Rio de Janeiro, EDuerj, 2018.

FONSECA, Selva Guimarães. Ser professor no Brasil: História oral de vida. Campinas, SP: Papirus, 1997.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência, Revista Brasileira de Educação, publicação da ANPED (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação), Jan/Fev/Mar/Abr 2002, nº 19. Fonte:

MOURA. Fernando. Trilhas Sonoras, entre o mundo encantado e a vida real. Rio de Janeiro. Editora Música & Tecnologia, 2017.

TEIXEIRA, E. et al. Estudos sobre Pedagogia da Alternância no Brasil: revisão de literatura e perspectivas para a pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.34, n.2, p. 227-242, maio/ago. 2008. Disponível em: www.anped.or.br/rbe/rbe/rbe.htm. Acesso em: 10/02/2012

Downloads

Publicado

20-12-2021

Como Citar

RODRIGUES, J. .; MENDONÇA, R. H.; PAPINI, R. M. ENTRE O RIO E O MAR: alternâncias, rememorações e criações curriculares. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. Especial, p. 1–11, 2021. DOI: 10.15687/rec.v14iEspecial.60711. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/60711. Acesso em: 19 nov. 2024.