ENTRE O RIO E O MAR
alternâncias, rememorações e criações curriculares
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v14iEspecial.60711Palavras-chave:
Currículo, Redes Educacionais, Educação do CampoResumo
Este artigo, a partir da ideia de personagem conceitual (DELEUZE), o outro necessário às criações, toma como pano de fundo um documentário sobre o rio Paraíba do Sul para tecer conversas acerca de questões artísticas, ecológicas e curriculares. Discute o uso e a potência (CERTEAU) do cinema para a educação, em sessões que se denominam cineconversas, ou seja, ‘espaçostempos’ de ‘verouvirsentirpensar’ filmes como fundamentação para trocas férteis e muitas vezes inusitadas. A proposta é, tendo como ponto de partida as redes educativas (ALVES) que formamos e em que somos formados, criar outras redes que nos permitam pensar em como questões sociais podem se transformar em questões curriculares. O texto, além de usar o filme para pensar questões curriculares, apresenta uma experiência formativa desenvolvida por uma das autoras com estudantes no âmbito curricular da educação do campo.
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