#BNCC:

carta aberta sobre políticas educacionais e e-narrativas no Twitter

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i2.62654

Palavras-chave:

BNCC, E-narrativas, Cartas pedagógicas

Resumo

Hashtag BNCC... Eis o que nos move a escrever uma carta a quem pesquisa sobre as políticas curriculares no Brasil, em meio ao avanço da utilização de plataformas virtuais de interação – chamadas comumente de redes sociais –, sobretudo no contexto da pandemia de COVID-19. Arriscamo-nos num processo dialógico e inventivo de fazer pesquisa COM, criando, apresentando e movimentando questões a partir de postagens publicadas no Twitter, as quais nomeamos de e-narrativas. Tais escolhas se devem ao fato de considerarmos que os tuites têm algo a dizer sobre o acontecido nos espaços onde se faz a educação, por isso podem ser entendidos como narrativas que contêm pistas para estudos curriculares. Também fomos provocados pelos debates gerados no IX Colóquio Internacionais de Políticas e Práticas Curriculares, organizado de forma remota pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares, em 2020. Com isso, pretendemos chamar a atenção da comunidade científica para questões sinalizadas nas postagens – que traduzem anúncios e denúncias e inquietações e dúvidas e desejos e... –, bem como para a necessidade de (re)pensarmos as escolhas que temos feito quanto ao diálogo e a comunicação de nossas pesquisas, sobretudo no que se refere às comunidades escolares e aos cursos de formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Franklin Kaic Dutra-Pereira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Brasil.

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. 

Saimonton Tinôco, Universidade Federal da Paraíba, Brasil

Doutor em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos e professor da Universidade Federal da Paraíba.

Referências

BATESON, Gregory. Mind and nature: a necessary unity. Nova Iorque: Batam Books, 1979.

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. São Paulo: Brasiliense, 1985. (Coleção Obras escolhidas, vol. 1. - Magia e técnica, arte e política).

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Brasília: MEC, 2017. Acessado em 17 fev. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução nº 4, de 17 de dezembro de 2018. Institui a Base Nacional Comum Curricular na Etapa do Ensino Médio (BNCC-EM), como etapa final da Educação Básica, nos termos do artigo 35 da LDB, completando o conjunto constituído pela BNCC da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com base na Resolução CNE/CP no 2/2017, fundamentada no Parecer CNE/CP no 15/2017. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Brasília: MEC, 2018. Acessado em 17 fev. 2021.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.

CORAZZA, Sandra Mara; RODRIGUES, Carla Gonçalves; HEUSER, Ester Maria Dreher; MONTEIRO, Silas Borges. ESCRILEITURAS: um modo de ler-escrever em meio à vida. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 4, p. 1029-1044, out./dez. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/9shzjMpKnNGtLwdS3V9Z54L/?format=pdf&lang=pt. Acessado em 23 mar. 2022.

CYRULNIK, Boris. O murmúrio dos fantasmas. São Paulo: Martins Fontes, 2005. (Coleção Psicologia e Pedagogia).

DELEUZE, Gilles. Conversações. 3. ed., São Paulo: Editora 34, 2013.

DUTRA-PEREIRA, Franklin Kaic; RODRIGUES, Ana Cláudia da Silva; THIENSEN, Juarez da Silva. Políticas curriculares de Educação Básica: experiências e desafios. Canal Colóquio Internacional de Currículo. 21 de outubro de 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IDkbasoBcb8. Acessado em 23 mar. 2022.

GOODSON, Ivor F. As políticas de currículo e de escolarização. Petrópolis: Vozes, 2008.

GOODSON, Ivor F. Currículo, narrativa pessoal e o futuro social. Campinas: Editora da Unicamp, 2019.

LAROSSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt. Acessado em 23 mar. 2022.

MACEDO, Elizabeth. Mas a escola não tem que ensinar? conhecimento, reconhecimento e alteridade na teoria do currículo. Currículo sem Fronteiras, v. 17, n. 3, p. 539-554, 2017. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol17iss3articles/macedo.pdf. Acessado em 23 mar. 2022.

MEAD, Margarete. Continuity in cultural evolution. New Haven: Yale University Press, 1964.

PINAR, William. What is curriculum theory? New Jersey: Lawrence Erlbaum, 2012.

SÜSSEKIND, Maria Luiza. A BNCC e o “novo” Ensino Médio: reformas arrogantes, indolentes e malévolas. Retratos da Escola, v. 13, n. 25, p. 91-107, 2019. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/980. Acessado em 23 mar. 2022.

SÜSSEKIND, Maria Luiza. Conversas complicadas com os currículos e os cantos dos estados-nação. Momento - Diálogos em Educação, [s. l.], v. 28, n. 2, p. 277–286, 2019. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/9508. Acessado em 23 mar. 2022.

TARLAU, Rebecca; MOELLER, Kathryn. O consenso por filantropia: como uma fundação privada estabeleceu a BNCC no Brasil. Currículo sem Fronteiras, v. 20, n. 2, p. 553-603, 2020. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol20iss2articles/tarlau-moeller.pdf. Acessado em 23 mar. 2022.

TINÔCO, Saimonton; DIAS, Adelaide; LEAL, Fernanda de Lourdes Almeida. Políticas de currículo e infância: percursos formativos e campos de experiência. Canal Colóquio Internacional de Currículo. 21 de outubro de 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=VNWmc8DCm8k. Acessado em 23 mar. 2022.

Publicado

15-10-2022

Como Citar

DUTRA-PEREIRA, F. K.; TINÔCO, S. #BNCC:: carta aberta sobre políticas educacionais e e-narrativas no Twitter. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 1–7, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i2.62654. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/62654. Acesso em: 19 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)