O QUE E A QUEM PROVA UMA PROVA?

experiências, poéticas e fabulações curriculares

Autores

Palavras-chave:

Avaliação, Formação de Professores/as, Prova, Currículo, Atenção

Resumo

O que está em jogo quando avaliamos e somos avaliados? Que forças e relações são maquinadas nas práticas avaliativas? Que resistências e linhas de fuga são possíveis quando tensionamos os processos avaliativos? A partir destas questões iniciais, nós, professores/as formadores/as de professores/as, atentamo-nos às questões curriculares e mobilizamos a feitura de estórias (Haraway, 2023) que, em tomo-vacúolos (Rigue, 2021), fabulam poéticas e experimentações ficcionais, as quais dialogam com um referencial das filosofias da diferença para pensar nas questões entremeadas nos atos de avaliar, sobretudo relacionados às provas. Apostamos no acompanhamento dos processos educacionais como horizonte para reativar nossa capacidade de admirar os movimentos de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Amaral Sales, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia e Professor pela mesma instituição

Fernanda Monteiro Rigue, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria e Professora da Universidade Federal de Uberlândia

Franklin Kaic Dutra-Pereira, Universidade Federal da Paraíba, Brasil

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Professor na Universidade Federal da Paraíba

Referências

BARRUÉ, Jean. Da Educação. In: STIRNER, Max. O falso princípio da nossa educação. Tradução de Plínio Augusto Coêlho. São Paulo: Imaginário, 2001, p. 23-60.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ministério da Educação (MEC). Brasília, DF, 2017a.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: ensino médio. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2019.

BRASIL. Lei nº. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Dispõe sobre a reforma do ensino médio brasileiro, Brasília DF, 2017b.

CORAZZA, Sandra Mara. Currículo e Política Cultural da Avaliação. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 47-59, 1995.

DALMASO, Alice; RIGUE, Fernanda Monteiro. O convite da Atenção e seus Efeitos em Educação: entre labirintos, feitiçarias e cuidados. In: NEUSCHARANK, Angélica; HALBERSTADT, Ismael Alan; ZANATTA, Jocias Maier. (Orgs.). Possibilidades... Aprendizagens, experiências e gestão na educação. Beau Bassin: Novas Edições Acadêmicas, 2020, p. 19-40.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. (vol. I). Rio de Janeiro: Editora 34, 1995a.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. (vol. I). 2. ed., Rio de Janeiro: Editora 34, 2011.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. (vol. II). Rio de Janeiro: Editora 34, 1995b.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. (vol. III). Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia (vol. IV). São Paulo: Editora 34, 1997a.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. (vol. V). Rio de Janeiro: Editora 34, 1997b.

DELEUZE, Gilles. Conversações, 1972-1990. 7ª. ed. São Paulo: Ed. 34, 1992.

DELEUZE, Gilles. Conversações. 3ª ed. São Paulo: Ed. 34, 2013.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

FLEURI, Reinaldo Matias. Educar para quê? Contra o autoritarismo da relação pedagógica na escola. São Paulo: Cortez, 2001.

FOUCAULT, Michel, 1926-1984. A arqueologia do saber. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. 7. ed., Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008b.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: a vontade de saber. 23. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2013.

FOUCAULT, Michel. Nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008a.

FOUCAULT, Michel. O Sujeito e o Poder. In: Foucault, M. Genealogia da ética, subjetividade e sexualidade. Rio de Janeiro: Forense Universitária. (Coleção Ditos e escritos). IX. Org: Manoel de Barros Motta. Tradução: Abner Chiquieri. 2014, p. 118-140.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do Cansaço. Petrópolis: Vozes, 2017.

HARAWAY, Donna. Ficar com o problema: fazer parentes no Chthluceno. São Paulo: N-1 edições, 2023.

ILLICH, Ivan. Sociedade sem escolas. Petrópolis: Editora Vozes, 1973.

LARROSA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, p. 04-27, 2011.

RIGUE, Fernanda Monteiro. O acesso ao corpo mínimo e os processos educacionais: tomos-vacúolos de uma escrita-oficina. In: RIGUE, Fernanda Monteiro. Rizomas em Educação. Veranópolis: Diálogo Freiriano, 2021, p. 13-28.

ROLNIK, Suely. Pensamento, corpo e devir: uma perspectiva ético/estético/política no trabalho acadêmico. Cadernos de Subjetividade, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 241-251, 1993.

ROLNIK, Suely. Cartografia Sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina, Editora da UFRGS, 2016.

ROLNIK, Suely. Esferas da insurreição: notas para uma vida não cafetinada. 2. ed. São Paulo: N-1 edições, 2018.

SALES, Tiago Amaral. A escrita como modo de vida: potências contemporâneas para a (pesquisa em) educação. Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 16, n. 3, p. 1-11, 2023.

SALES, Tiago Amaral; ESTEVINHO, Lúcia de Fátima Dinelli. Cartografias de vida-e-morte em territórios pandêmicos: marcas-ferida, necro-bio-políticas e linhas de fuga. Revista M. Estudos sobre a morte, os mortos e o morrer, Rio de Janeiro, v. 6, n. 11, p. 275–293, 2021.

SALES, Tiago Amaral; RIGUE, Fernanda Monteiro; DALMASO, Alice Copetti. Modos de Habitar o Mundo: uma educação em ciências com/em meio à/pela vida. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 48, p. 1-24, 2023.

Downloads

Publicado

26-08-2024

Como Citar

SALES, T. A.; RIGUE, F. M.; DUTRA-PEREIRA, F. K. . . O QUE E A QUEM PROVA UMA PROVA? experiências, poéticas e fabulações curriculares. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. Ahead of Print (AOP), p. e70212, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/70212. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Demanda Contínua