PRODUZIR CURRÍCULOS INTERCULTURAIS NA PERSPECTIVA DA LEI 11.645/2008

os Karipuna de Rondônia e suas lutas pelo direito de existir.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.62951

Palavras-chave:

Povo Indígena Karipuna, Currículo Intercultural, Política Educativa Intercultural, Lei 11.645/2008

Resumo

O artigo tem a finalidade de disponibilizar conhecimentos historiográficos sobre o povo indígena Karipuna. Trata de uma possível resposta à política educacional decorrente da Lei 11.645/2008 que estabeleceu a obrigatoriedade do estudo das histórias e culturas indígenas no currículo. Foi elaborado a partir da abordagem qualitativa tendo como procedimento central de fonte dos dados a pesquisa bibliográfica digital. Os interesses teóricos levaram em conta os estudos sobre a política pedagógica intercultural desencadeada pela referida normativa, as contribuições do pensamento de Paulo Freire em interface com leituras que problematizam as lógicas da opressão colonial-capitalista, além de publicações que tratam deste povo indígena. Foi possível verificar por meio de 10 (dez) ocorrências localizadas entre 1749 e 1889 que os Karipuna possuíam formas de viver de acordo com sua tradição cultural com a inserção de alguns costumes ocidentais. Foram representados pelos narradores de forma pendular: ora prestativos, ora “mal selvagens”, elementos que ainda repercutem na atualidade. No decorrer destas “situações-limites” elaboraram diferentes estratégias de resistência ou “inéditos-viáveis” por meio de embates, fugas, encontros amistosos, isolamentos, para assegurar o direito à existência na contemporaneidade. A expectativa é que este trabalho possa contribuir como recurso de conhecimento, problematização e valorização das histórias e culturas indígenas no espaço escolar.

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Biografia do Autor

Josélia Gomes Neves, Universidade Federal de Rondônia, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Professora da Universidade Federal de Rondônia.

Mary Gonçalves Fonseca, Universidade Federal do Amapá, Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Professora da Universidade Federal do Amapá.

Cristovão Teixeira Abrantes, Universidade Federal de Rondônia, Brasil.

Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia, Doutorando  pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professor da Universidade Federal de Rondônia.

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Publicado

15-02-2023

Como Citar

NEVES, J. G. .; FONSECA, M. G. .; ABRANTES, C. T. . PRODUZIR CURRÍCULOS INTERCULTURAIS NA PERSPECTIVA DA LEI 11.645/2008: os Karipuna de Rondônia e suas lutas pelo direito de existir. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 1–23, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i1.62951. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/62951. Acesso em: 22 dez. 2024.