CURRÍCULO

diversidade e tensões no contexto educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.63644

Palavras-chave:

Currículo, Contexto Educacional, Diversidade

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em discorrer sobre as principais concepções de currículo no cenário educacional a partir de quatro correntes teóricas-metodológicas distintas, quais sejam, o currículo Humanista, o currículo Acadêmico, o currículo Tecnológico e o currículo Reconstrucionista Social. Como percurso metodológico, trata-se de uma abordagem qualitativa, em que se adotou a pesquisa documental. Nas considerações finais, tem-se que o currículo não é campo de neutralidade epistemológica, ao contrário, é espaço de embate e tensões. Da análise, constatou-se que o currículo Reconstrucionista Social se revela mais comprometido com uma educação crítica e emancipatória, tendo em vista que visa instrumentalizar o sujeito com o acervo teórico-científico-cultural elaborado pela humanidade ao longo das quadras históricas, um currículo sócio-historicamente situado com vistas à humanização do sujeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Quenizia Vieira Lopes, Universidade Estadual de Londrina e Instituto Federal do Tocantins, Brasil.

Mestra em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba, Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Londrina e Pedagoga no Instituto Federal do Tocantins. 

Luiz Gustavo Tiroli, Universidade Estadual de Londrina, Brasil.

Mestre e Doutorando em Educação da Universidade Estadual de Londrina e Monitor Voluntário na Escola de Direito das Faculdades Londrina.

Adriana Regina de Jesus Santos, Universidade Estadual de Londrina, Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Professora da Universidade Estadual de Londrina. 

Referências

ADORNO, Sérgio. Os aprendizes do poder: o bacharelismo liberal na política brasileira. 2. ed. rev. São Paulo: Edusp, 2019.

ADORNO, Theodor Ludwig Wiesengrund. Teoria da semicultura. Tradução Newton Ramos de Oliveira. Educação e Sociedade, Campinas, v. 15, n. 56, p. 338-411, dez. 1996.

APPLE, Michael Whitman. A luta pela democracia na educação crítica. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 15, n. 4, p. 894-926, out./dez. 2017. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/35530. Acesso em: 25 mar. 2022.

APPLE, Michael Whitman. Ideologia e currículo. Tradução de Carlos Educardo Ferreira de Carvalho. São Paulo: Brasiliense, 1982.

BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 17 jan. 2021.

DUSSEL, Enrique. Pedagogica latinoamericana. Bogotá: Nueva America, 1980.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 9. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 74. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2020.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 14. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2021.

GUEDES, Neide Cavalcante; ARAUJO, Hilda Mara Lopes. Fios se unem nas tramas do currículo e da formação. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 15, n. 3, p. 764–786, jul./set.2017.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

LLAVADOR, F. Beltrán. Las determinaciones y el cambio del currículo. In: ANGULO, José Félix; BLANCO, Nieves (Coord.). Teoría y desarrollo del currículo. Málaga: Ediciones Aljibe, 1994. p. 369-383.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Tendências pedagógicas na prática escolar. In: LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 2005. p. 53- 75.

MACHADO, Antônio Alberto. Ensino jurídico e mudança social. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

MCNEILL, John. D. Curriculum: A Comprehensive Introduction. 2. ed. Boston, Toronto: Little Brown and Company, 1981.

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Currículo, cultura e sociedade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1997. p. 7-31.

MOREIRA, Antonio Flavio. TADEU, Tomaz (org.). Currículo, cultura e sociedade. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. Formação de professores e currículo: questões em debate. Revista Ensaio: avaliação em políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 29, n.110, p. 35-50, jan./mar. 2021.

PEREIRA, Luiz Ismael. Adorno e o direito: para uma crítica do capitalismo e do sujeito de direito. São Paulo: Ideias e Letras, 2018.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes. In: PIMENTA, Selma Garrido (org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999. p. 15-34.

RIBEIRO JÚNIOR, João. A formação pedagógica do professor de direito: conteúdos e alternativas metodológicas para a qualidade do ensino do direito. Campinas: Papirus, 2001.

SACRISTÁN, José Gimeno (org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Tradução por Alexandre Salvaterra. Revisão Técnica por Miguel González Arroyo. Porto Alegre: Penso, 2013.

SANTOS, Adriana Regina de Jesus; CASALI, Alipio Marcio Dias. Currículo e educação: origens, tendências e perspectivas na sociedade contemporânea. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 12, n. 2, p. 207-231, 2009.

SANTOS, Adriana Regina de Jesus; LOPES, Rosana Pereira; COSTA, Rogerio da. Os sentidos referentes à classe social e relações de poder presentes no contexto das teorias curriculistas tradicionais e críticas. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.15, n.2, p. 325 – 344 abr./jun.2017.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2011.

SILVA, Maria Aparecida da. História do Currículo e Currículo como construção histórico-cultural. In: VI Congresso luso-brasileiro de História da Educação, 2006, Uberlândia. Anais do VI Congreso Luso-Brasileiro de História da Educação. Uberlândia: EDUFU, 2006. v. 1. p. 4820-4828.

Downloads

Publicado

25-01-2023

Como Citar

LOPES, Q. V.; TIROLI, L. G.; SANTOS, A. R. de J. CURRÍCULO: diversidade e tensões no contexto educacional. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 1–12, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i1.63644. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/63644. Acesso em: 19 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)