CÍRCULOS DE CULTURA NO RETÂNGULO DA TELA DO COMPUTADOR

desafios de um período pandêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i2.64669

Palavras-chave:

Círculo de Cultura, Paulo Freire, Extensão Universitária, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

O presente trabalho tem como foco o desenvolvimento de ação de Extensão Universitária realizada na forma remota, durante a pandemia. O objetivo é apresentar elementos para reflexão sobre as práticas curriculares neste período, destacando os limites e as possibilidades dos recursos tecnológicos. Como objeto de reflexão, foram utilizados os “Círculos de Cultura”, que buscaram aprofundar conceitos desenvolvidos por Paulo Freire. Nos registros de caderno de campo, em formulários e atas, buscou-se identificar elementos para o desenvolvimento dessa produção reflexiva. Destacamos como obstáculos a desigualdade social existente em nosso país, que impediu o acesso de parcela da população aos recursos digitais. Por outro lado, destacamos como possibilidade a interlocução com sujeitos de diferentes partes do país, a partilha de experiências e materiais. Consideramos que essa ação remota pode se integrar como atividade complementar a ações extensionistas presenciais.

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Biografia do Autor

Ana Paula Abreu Moura, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Midian Lena Pereira Pressato, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Isabela Pereira Bráz, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Graduanda em Pedagogia pela  Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

06-06-2023

Como Citar

MOURA, A. P. A.; PRESSATO, M. L. P.; BRÁZ, I. P. CÍRCULOS DE CULTURA NO RETÂNGULO DA TELA DO COMPUTADOR: desafios de um período pandêmico. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 1–14, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i2.64669. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/64669. Acesso em: 26 dez. 2024.