OS CÍRCULOS DIALÓGICOS INVESTIGATIVO-FORMATIVOS COMO POSSIBILIDADE DE AUTO(TRANS)FORMAÇÃO DOCENTE E DO CONTEXTO PROFISSIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i3.65727

Palavras-chave:

Círculos dialógicos, Auto(trans)formação docente, Projeto Político Pedagógico, Educação Infantil

Resumo

Este artigo faz parte da pesquisa do Mestrado Profissional do PPGE/UFSM. O estudo objetivou: (i) promover Círculos Dialógicos Investigativo-Formativos em uma EMEF, na perspectiva de processos auto(trans)formativos à Educação Infantil no Projeto Político-Pedagógico; (ii) elaborar, no decorrer dos Círculos, Elementos Orientadores para a [re]significação do PPP. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa (MINAYO, 2009) e análise documental. Realizou-se os Círculos Dialógicos (HENZ, 2015) e a hermenêutica filosófica (HERMANN, 2002) para interpretação dialógica. O referencial teórico está embasado nos marcos legais, em (IMBERNÓN, 2011), (FREIRE, 2021) entre outros. Como resultado foram criados os Elementos a partir da dialogicidade das coautoras: objetivos da EI; concepção de EI, criança, infância, inclusão e proposta pedagógica; organização dos tempos e espaços; avaliação e formação em contexto. Constatou-se que por meio dos Círculos Dialógicos ocorreu a auto(trans)formação docente.

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Biografia do Autor

Rita de Cássia Borges, Universidade Federal de Santa Maria, Brasil.

Graduada em pedagogia pela Universidade Franciscana e professora da Rede Municipal de Educação de Santa Maria.

Tatiane Peixoto Isaia, Universidade Federal de Santa Maria, Brasil.

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria  e professora da mesma instituição.

Elisiane Machado Lunardi, Universidade Federal de Santa Maria, Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e professora da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

13-09-2023

Como Citar

BORGES, R. de C.; ISAIA, T. P. .; LUNARDI, E. M. . OS CÍRCULOS DIALÓGICOS INVESTIGATIVO-FORMATIVOS COMO POSSIBILIDADE DE AUTO(TRANS)FORMAÇÃO DOCENTE E DO CONTEXTO PROFISSIONAL. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 1–15, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i3.65727. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/65727. Acesso em: 19 nov. 2024.