OS CÍRCULOS DIALÓGICOS INVESTIGATIVO-FORMATIVOS COMO POSSIBILIDADE DE AUTO(TRANS)FORMAÇÃO DOCENTE E DO CONTEXTO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v16i3.65727Palavras-chave:
Círculos dialógicos, Auto(trans)formação docente, Projeto Político Pedagógico, Educação InfantilResumo
Este artigo faz parte da pesquisa do Mestrado Profissional do PPGE/UFSM. O estudo objetivou: (i) promover Círculos Dialógicos Investigativo-Formativos em uma EMEF, na perspectiva de processos auto(trans)formativos à Educação Infantil no Projeto Político-Pedagógico; (ii) elaborar, no decorrer dos Círculos, Elementos Orientadores para a [re]significação do PPP. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa (MINAYO, 2009) e análise documental. Realizou-se os Círculos Dialógicos (HENZ, 2015) e a hermenêutica filosófica (HERMANN, 2002) para interpretação dialógica. O referencial teórico está embasado nos marcos legais, em (IMBERNÓN, 2011), (FREIRE, 2021) entre outros. Como resultado foram criados os Elementos a partir da dialogicidade das coautoras: objetivos da EI; concepção de EI, criança, infância, inclusão e proposta pedagógica; organização dos tempos e espaços; avaliação e formação em contexto. Constatou-se que por meio dos Círculos Dialógicos ocorreu a auto(trans)formação docente.
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