CURRICULO E IDENTIDADES

aproximações entre educação, cultura e arqueologia social inclusiva na Fundação Casa Grande em Nova Olinda-CE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i2.67402

Palavras-chave:

Currículo, Educação, Arqueologia Social Inclusiva

Resumo

A construção das identidades passa por um processo de socialização, e relação com as culturas através dos percursos formativos, agregando elementos articulados pelas instituições educativas formais e não formais. A Arqueologia Social Inclusiva, na Fundação Casa Grande, em Nova Olinda-CE, constitui-se em uma prática formativa que fomenta o resgate da memória, das identidades e liga os sujeitos as culturas, a história, a geografia do lugar e os materiais tangíveis e intangíveis que compõem o campo da educação, construindo pertencimento através de uma pedagogia performática, numa relação entre currículo oculto, educação e cultura. O objetivo central da pesquisa foi analisar a Arqueologia Social Inclusiva como ferramenta de formação na Fundação Casa Grande em Nova Olinda – CE, bem como suas aproximações com as culturas, as identidades e o processo educativo não formal de crianças e adolescentes atendidas. Para tanto, fez-se necessário um diálogo de aporte teórico acerca dos significados da cultura, da educação, do currículo, da relação entre currículo e cultura e a construção das identidades. Desenvolveu-se uma pesquisa etnográfica, através de observação participante, com grupos focais e aplicação de questionários semiestruturados. Os dados foram processados por meio da análise de conteúdo, apresentados no percurso do texto, através de abordagem qualitativa. Concluiu-se que a Fundação Casa Grande possui um papel de protagonismo no Cariri em função de suas práticas educativas emancipatórias e de valorização da memória e das produções etnográficas, além de levar em consideração os pressupostos da Arqueologia Social Inclusiva como instrumento de formação do currículo não formal.

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Biografia do Autor

Pedro Adjedan David de Sousa, Universidade Regional do Cariri, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Regional do Cariri e professor do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio de Juazeiro do Norte.

Cícero Magérbio Gomes Torres, Universidade Regional do Cariri - URCA

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará e Professor da Universidade Regional do Cariri.

Marcia de Sousa Figueiredo, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio, Brasil.

Mestra em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba e professora do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio de Juazeiro do Norte.

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Publicado

30-08-2023

Como Citar

SOUSA, P. A. D. de .; TORRES, C. M. G.; FIGUEIREDO, M. de S. CURRICULO E IDENTIDADES: aproximações entre educação, cultura e arqueologia social inclusiva na Fundação Casa Grande em Nova Olinda-CE. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 1–20, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i2.67402. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/67402. Acesso em: 9 maio. 2024.