CURRÍCULO INTEGRADO NO CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EAD

entre diferentes concepções dos professores (as) formadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v17i2.67887

Palavras-chave:

Formação Pedagógica, EAD, Currículo Integrado

Resumo

O estudo objetivou destacar as diferentes concepções de currículo integrado dos professores formadores (não licenciados) com ênfase no curso Formação Pedagógica na modalidade de Educação à Distância (EAD), através das suas narrativas. Com isso, a pergunta de pesquisa é: Quais as concepções de currículo integrado possuem os professores formadores do curso da Formação Pedagógica EAD? Pesquisa de abordagem e característica qualitativa, cuja produção dos dados utilizou-se a técnica de entrevistas semiestruturada com os professores formadores. Para análise e discussão dos dados aplicamos o método com base na teoria da Análise de conteúdo (Bardin, 1977). Para produção dos dados, primeiramente, identificamos os professores formadores que atuam no curso e realizamos as entrevistas. Nas análises definimos categorias anteriores e posteriores à entrevista. As categorias anteriores foram definidas a partir das respostas dos professores que se aproximam do referencial teórico sobre o currículo integrado. As categorias posteriores foram produzidas depois da análise das entrevistas que possibilitaram novos entendimentos sobre o Currículo Integrado. Constatamos que o currículo integrado em uma instituição de ensino da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) viabiliza a integração entre a formação geral, técnica e política, e que se avance para abrir novos caminhos no desenvolvimento das ações pedagógicas e políticas para transformar a sociedade.

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Biografia do Autor

Luciana Paslauski Knebel, Instituto Federal Farroupilha, Brasil.

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal Farroupilha e Auditora pela mesma Instituição.

Adão Caron Cambraia , Instituto Federal Farroupilha, Brasil.

Doutor em Educação nas Ciências da Computação pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e Professor do Instituto Federal Farroupilha.

Referências

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Publicado

12-07-2024

Como Citar

KNEBEL, L. P.; CAMBRAIA , A. C. . CURRÍCULO INTEGRADO NO CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA EAD: entre diferentes concepções dos professores (as) formadores. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 17, n. 2, p. e67887 , 2024. DOI: 10.15687/rec.v17i2.67887. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/67887. Acesso em: 20 jul. 2024.