A MÚSICA NO BERÇÁRIO
reflexões a partir das narrativas docentes sobre as práticas curriculares
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v17i3.68494Palavras-chave:
M´´usica., Práticas curriculares, BerçárioResumo
O presente texto tem como tema a música no currículo do berçário, sendo as práticas curriculares, nesta faixa etária, marcadas por singularidades e sutilezas que permeiam as diversas situações no cotidiano dos espaços educativos que atendem bebês. Assim, este trabalho teve como objetivo compreender a partir das narrativas docentes como a música faz-se presente nas interações e brincadeiras por meio do corpo e da expressividade nas relações cotidianas, especialmente, nas diversas ações curriculares que se particularizam nos modos de interagir e brincar musicalmente a partir do corpo expressivo em movimento e suas possibilidades linguageiras e sonoras. Nesse sentido, metodologicamente, este texto, é fundamentado na pesquisa narrativa, na qual as narrativas das docentes sobre as práticas curriculares, envolvem a música enquanto linguagem potencializadora do desenvolvimento integral. Tais aspectos contribuem para o entendimento das finalidades e sentidos diversos da música para atender às variadas demandas curriculares de uma turma de berçário, como as necessidades fisiológicas, psicológicas, emocionais, sentimentais e culturais que cotidianamente ressoam por meio da comunicação e expressão do corpo ativo, sonoro, que produz cultura, conhecimento e formação humana. Os resultados apontam que as práticas curriculares que envolvem a música no cotidiano do berçário ganham novos olhares, que se dão para além dos momentos de cuidar do corpo, mas também momentos educativos, a partir das brincadeiras cantadas e das situações indissociáveis de cuidar e educar bebês.
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