A MÚSICA NO BERÇÁRIO

reflexões a partir das narrativas docentes sobre as práticas curriculares

Autores

  • Ivoneide dos Reis Brito Universidade Federal do Pará, Brasil. https://orcid.org/0009-0003-7753-9792
  • Daniele Dorotéia Rocha da Silva de Lima Universidade Federal do Pará, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v17i3.68494

Palavras-chave:

M´´usica., Práticas curriculares, Berçário

Resumo

O presente texto tem como tema a música no currículo do berçário, sendo as práticas curriculares, nesta faixa etária, marcadas por singularidades e sutilezas que permeiam as diversas situações no cotidiano dos espaços educativos que atendem bebês. Assim, este trabalho teve como objetivo compreender a partir das narrativas docentes como a música faz-se presente nas interações e brincadeiras por meio do corpo e da expressividade nas relações cotidianas, especialmente, nas diversas ações curriculares que se particularizam nos modos de interagir e brincar musicalmente a partir do corpo expressivo em movimento e suas possibilidades linguageiras e sonoras. Nesse sentido, metodologicamente, este texto, é fundamentado na pesquisa narrativa, na qual as narrativas das docentes sobre as práticas curriculares, envolvem a música enquanto linguagem potencializadora do desenvolvimento integral. Tais aspectos contribuem para o entendimento das finalidades e sentidos diversos da música para atender às variadas demandas curriculares de uma turma de berçário, como as necessidades fisiológicas, psicológicas, emocionais, sentimentais e culturais que cotidianamente ressoam por meio da comunicação e expressão do corpo ativo, sonoro, que produz cultura, conhecimento e formação humana. Os resultados apontam que as práticas curriculares que envolvem a música no cotidiano do berçário ganham novos olhares, que se dão para além dos momentos de cuidar do corpo, mas também momentos educativos, a partir das brincadeiras cantadas e das situações indissociáveis de cuidar e educar bebês.

 

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Biografia do Autor

Ivoneide dos Reis Brito, Universidade Federal do Pará, Brasil.

Mestra em Currículo e Gestão da Escola Básica pela Universidade Federal do Pará. Professora de Educação Infantil na SEMEC/Belém/PA.

Daniele Dorotéia Rocha da Silva de Lima, Universidade Federal do Pará, Brasil.

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Pará. Docente na Universidade Federal do Pará.

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Publicado

29-11-2024

Como Citar

BRITO, I. dos R.; LIMA, D. D. R. da S. de . A MÚSICA NO BERÇÁRIO: reflexões a partir das narrativas docentes sobre as práticas curriculares. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 17, n. 3, p. e68494, 2024. DOI: 10.15687/rec.v17i3.68494. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/68494. Acesso em: 27 dez. 2024.