ATRAVESSAMENTOS DAS MÍDIAS NAS DOCÊNCIAS, CURRÍCULOS E AFETOS EM UM CMEI DE SERRA/ES
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v17i2.70353Palavras-chave:
Redes Sociais, Educação Infantil, Afetos DocentesResumo
Trata de atravessamentos das mídias nas práticas docentes, curriculares e no imaginário da comunidade escolar; a partir de um episódio narrado em primeira pessoa em uma rede social, com repercussões na imprensa tradicional local, com problematizações que levam a indagar o lugar da escola, das docências e dos afetos na composição curricular em um Centro Municipal de Educação Infantil da cidade de Serra no Estado do Espírito Santo, Brasil. Objetiva cartografar as ressonâncias discursivas que reverberam por entre mídia e professoras, na tentativa de visibilizar os impactos de tais discursos nos afetos docentes. Toma como intercessão teórico metodológica, os delineamentos das redes de conversações, como modo de resistência aos discursos midiáticos, que delimitam o lugar da escola, ao falar Sobre e não Com a escola. Faz uso de apontamentos teóricos com Masschelein & Simons (2014), Leal (2022), Carvalho (2009), dentre outros que problematizam a escola como lugar de vida e resistência. Aposta em composições dialógicas e afetivas, a partir de uma escuta atenta aos contextos experimentados, como condição de aceleração dos processos vitais na invenção de mundos possíveis que possam afirmar a vida e a aprendizagem como força, frente aos desencontros e às mazelas sociais.
Downloads
Métricas
Referências
AMORIM, Thaiza Karen de. Mídia Sensacionalista: Uma análise do discurso da mídia no caso Villela. 2015. 68f. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso em Direito) - Faculdade de Direito da Universidade de Brasília. Brasilia, 2015.
BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade Tratado de Sociologia do Conhecimento. v. 1, 24ª ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Conferência proferida no I Seminário Internacional de Educação de Campinas, traduzida e publicada, em 2001 e publicado na Revista Brasileira de Educação, n. 19, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003
A GAZETA. BORÉM, Alberto. Criança de 3 anos é picada por cobra jararaca em creche da Serra: diz mãe". A Gazeta, 2024. Disponível em:https://www.agazeta.com.br/es/cotidiano/crianca-de-3-anos-e-picada-por-cobra-jararaca-em-creche-na-serra-diz-mae-0424. Acesso: 06 de abril de 2024.
CARVALHO, Janete Magalhães. Redes de conversações como um modo singular de realização da formação contínua de professores no cotidiano escolar. Revista de Ciências Humanas, Viçosa, v. 6, n. 2. p. 281-293, 2006.
CARVALHO, Janete Magalhães. O cotidiano escolar como comunidade de afetos. Petrópolis, RJ: Brasília, DF: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), 2009.
CIDADE ALERTA. Criança vai para a creche e volta para casa com ferida suspeita em pé. Cidade Alerta ES, 2024. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WYCB_XXbL1c. Acesso: 06 de abril de 2024.
COSTA, Samira Lima da; SILVA, Carlos Roberto de Castro e. Afeto, memória, luta, participação e sentidos de comunidade. Pesquisas e Práticas Psicossociais, São João del-Rei, n. 10, v. 2, p. 284-294, 2015.
DINES, Alberto; ARGOLO, José; MELO, Geraldo Lúcio de; REBELO, José; ANDACHT, Fernando; MORAES. Dênis de; ELHAJJI, Mohammed; GOMES, Wilson; NETO, Antônio Fausto; SODRÉ, Muniz. In: PAIVA, Raquel (org). Ética, Cidadania e Imprensa. v. 1, 1ª ed. Rio de Janeiro: Mauad, 2002.
FERRAÇO, Carlos Eduardo. Currículo, cotidiano e conversações. Revista e-curriculum, v. 8, n. 2, p. 1-17, 2012.
FERRAÇO, Carlos Eduardo; CARVALHO, Janete Magalhães. Currículos realizados e/ou vividos nos cotidianos de escolas públicas: sobre como concebemos a teoria e a prática em nossas pesquisas, 2005. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/gtcurriculoanped/31RA/trabalhos/CarlosEduardoFerraco.pdf. Acesso em: 28 de junho 2024.
FOLHA VITÓRIA. Meu filho poderia estar morto, diz mãe de criança picada por cobra na Serra”. Folha Vitória, 2024. Disponível em: https://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/04/2024/meu-filho-poderia-estar-morto-diz-mae-de-crianca-picada-por-cobra-na-serra. Acesso: 06 de abril de 2024.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 2012.
GLOBOPLAY. GAZETA MEIO DIA. Cobra venenosa ataca criança de 3 anos em creche na Serra. Globoplay, 2024. Disponível em: https://globoplay.globo.com/v/12491904/. Acesso: 06 de abril de 2024.
HOOKS, Bell. Ensinando comunidade: uma pedagogia da esperança. São Paulo: Elefante, 2021.
INSTAGRAM. Criança de 3 anos é picada por cobra em creche na Serra. Instagram, 2024. Disponível em: https://instagram.com. Acesso em 29 de maio de 2024.
KOHAN, Walter Omar. Infância, estrangeiridade e ignorância - ensaios de filosofia e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
LEAL, Cristiano. Afecções e afetos em Spinoza: sua contribuição para a psicologia. Sapere aude, Belo Horizonte, v. 13, n. 25, p. 359-369, 2022. DOI: https://doi.org/10.5752/P.2177-6342.2022v13n25p359-369
LONGHI, Naiara. Sensacionalismo e Jornalismo Popular: um estudo de caso. XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Uerj, 2005. Disponível em: https://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/51188428097278301015316341937608132453.pdf. Acesso: 05 de maio de 2024.
LUSTOSA, Isabel. Nascimento da Imprensa Brasileira. v. 2, 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2003.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública; tradução Cristina Antunes. 2 ª ed. Belo Horizonte: Autèntica editora, 2014.
OLIVEIRA, Simone Santos; PORTELLA, Sergio; YOSHIKAWA, Cristiane Tiemi; LOBOSCO, Dacy; DIAS, Leonardo Freire; OLIVEIRA, Thaís Candido de. De Nosso Território Sabemos Nós: experiência de cartografia social para emergências e desastres. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 26, n. 10, p. 4579–4590, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-812320212610.11012021
PEDROSO, Rosa Nívea. A construção do discurso de sedução em um jornal sensacionalista. v. 1, 1ª ed. São Paulo: Annablume, 2001.
PRATES, Maria Riziane Costa. Políticas de amizade e alegria nos currículos e formação de professores da educação infantil. Curitiba: Appris, 2020.
RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet e Jornalismo: Elementos para discussão. In: SOSTER, Demétrio de Azeredo; SILVA, Fernando Firmino da (org). Metamorfoses Jornalísticas 2: A Reconfiguração de Forma. v. 2, 1ª ed. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2009. p. 39-55.
REGIONAL ES. Família afirma que criança de 3 anos foi picada por cobra em creche da Serra; investigação. Regional ES, 2024. Disponível em: https://regionales.com.br/noticia/10955/familia-diz-que-crianca-de-3-anos-foi-picada-por-cobra-em-creche-da-serra-caso-e-investigado.html. Acesso em: 06 de abril de 2024.
RIBEIRO, Djamila. O que é: lugar de fala? Belo Horizonte (MG): Letramento, 2017.
SAWAIA, Bader Burihan. O calor do lugar, segregação urbana e identidade. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 20-24, 1995. Disponível em: http://produtos.seade.gov.br/ produtos/spp/v09n02/v09n02_04.pdf. Acesso em: 07 de maio de 2024.
SILVA, Juniele Martins.; HESPANHOL, Rosangela Aparecida de Medeiros. Discussão sobre comunidade e características das comunidades rurais no município de Catalão (GO). Sociedade & Natureza, Uberlândia, n. 28, v. 3, p. 361-374, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-451320160303
SUNKEL, Guillermo. La prensa sensacionalista y los sectores populares. v. 1, 1ª ed. Bogotá: Grupo Editorial Norma, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Espaço do Currículo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.