PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO E OBJETIVAÇÃO EM CONVERSA COM PROFESSORES DE HISTÓRIA (NA) SOBRE A ERA DIGITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v17i2.70369

Palavras-chave:

Conhecimento Histórico Escolar, Objetivação/Subjetivação, ProfHistória, Tecnologias Digitais

Resumo

Através da construção e análise de uma roda de conversa online, em conjunto com a sistematização das respostas que professores-pesquisadores de história conceberam a um questionário, fixamos alguns dos sentidos de conhecimento histórico escolar evidenciados a partir do campo discursivo que construímos. Para tal, nos baseamos na conversa como uma metodologia de pesquisa, nas considerações dos estudos biográficos, autobiográficos e na teoria do discurso pós-fundacional como lentes teórico-metodológicas que construímos para ler/fazer o mundo. Identificamos que coabitam sentidos distintos de conhecimento histórico escolar entre os docentes de história. E, principalmente, que tem se convertido em demanda desses professores, mediante a difusão do polo da emissão e da ubiquidade, a necessidade de diferenciação entre as formas de produção de conhecimento como traço de subjetivação docente. Recoloca-se, assim, no centro da discussão, a questão do conhecimento como definidor, mas não exclusivamente, dos sentidos de escola na contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gabriela Arosa, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Carmen Teresa Gabriel, Universidade Federal do Rio de Janeiro , Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Juliane Oliveira , Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Licencianda em História na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Referências

ARAÚJO, Cinthia Monteiro de; SANTOS, Pedro Vítor Coutinho dos. Ensino de História e Cambonagem: o ProfHistória como encruzilhada para uma educação pelo dendezeiro. Caderno Cajuína Revista Interdisciplinar, [S. l.], v. 7, n. 2, 2022. Disponível em: https://cadernoscajuina.pro.br/revistas/index.php/cadcajuina/article/view/588. Acesso em: 24 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.52641/cadcajv7i2.25

CESARINO, Letícia. Como vencer uma eleição sem sair de casa: a ascensão do populismo digital no Brasil. Internet & Sociedade, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 91-120, 2020. Disponível em: https://revista.internetlab.org.br/serifcomo-vencer-uma-eleicao-sem-sair-de-casa-serif-a-ascensao-do-populismo-digital-no-brasil. Acesso em: 24 jan. 2024.

COSTA, Hugo Heleno Camilo; LOPES, Alice Ribeiro Casimiro. O conhecimento como resposta curricular. Revista Brasileira de Educação, v. 27, p. e270024, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782022270024. Acesso em: 24 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270024

DELORY-MOMBERGER, Christine. A pesquisa biográfica ou a construção compartilhada de um saber do singular. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 133– 147, 2016. DOI: 10.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n1.p133-147. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2526. Acesso em: 24 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2016.v1.n1.p133-147

DIAS, Bruna Nunes de Senna; GABRIEL, Carmen Teresa. A quem interessa a profissionalização docente? Currículo sem fronteiras, [S. l.], v. 21, p. 1290-1312, 2021. Disponível em: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol21iss3articles/dias-gabriel.pdf. Acesso em: 24 jan. 2024.

DIAS, Bruna Nunes de Senna; GABRIEL, Carmen Teresa. Tornando-se professora: entre a pesquisa acadêmica e a Educação Básica. Cadernos De Pesquisa, [S. l.], v. 21, p. 321-345, 2021. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/10696. Acesso em: 24 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2229v28n3.202149

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Editora Paz e Terra, 2014.

GABRIEL, Carmen Teresa; CASTRO, Marcela Moraes de. Conhecimento escolar: objeto incontornável da agenda política educacional contemporânea. Revista Educação em Questão, Natal, v. 45, n. 31, p. 82-110, jan./abr. 2013. Disponível em: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v45n31ID5105. Acesso em: 24 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v45n31ID5105

GABRIEL, Carmen Teresa. Conhecimento científico e currículo: anotações sobre uma articulação impossível e necessária. Teias. Rio de Janeiro, v. 14, p. 44-57, 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24364/17342. Acesso em: 24 jan. 2024.

GABRIEL, Carmen Teresa. Currículo de história como espaço autobiográfico. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto; BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza; FERREIRA, Márcia Santos (Orgs.). Perspectivas epistêmico-metodológicas da pesquisa (auto)biográfica. Curitiba: Editora CRV, 2016. p. 235-254.

GABRIEL, Carmen Teresa; MARTINS, Marcus Bomfim Leonardo. Políticas de avaliação e subjetivação docente: uma análise curricular pós-fundacional. Teias. Rio de Janeiro, v. 19, p. 226-243, 2018. DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2018.36308

GABRIEL, Carmen Teresa. O processo de produção dos saberes escolares no âmbito da disciplina de história. EBR – Educação Básica Revista, [S. l.], v. 3, n. 2, 2017. Disponível em: https://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/issue/view/8. Acesso em: 24 jan. 2024.

GIL, Carmen Zeli de Vargas; CAMARGO, Jonas. Ensino de História e temas sensíveis: abordagens teórico-metodológicas. Revista História Hoje, [S. l.], v. 7, n. 13, p. 139–159, 2018. DOI: 10.20949/rhhj.v7i13.430. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/188773/001084570.pdf?sequence=1.Acesso em: 24 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.20949/rhhj.v7i13.430

LEMOS, André. Cibercultura: alguns pontos para compreender a nossa época. In: LEMOS, André; Cunha, Paulo (Orgs.). Olhares sobre a Cibercultura. Porto Alegre: Editora Sulina, 2003. p. 11-23.

LEMOS, André. Cibercultura. Tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 8. ed. Porto Alegre: Editora Sulina, 2002.

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de Currículo. 1.ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MARTINS, Marcus Bomfim Leonardo. A (im)possibilidade da avaliação no ensino de História: uma análise a partir de exercícios de livros didáticos. 2019. 336f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2019.

MARTINS, Marcus Bomfim Leonardo. Conhecimento histórico escolar em tempos de negacionismo. Fronteiras: Revista Catarinense de História, [S. l.], n. 41, p. 53-68, 2023. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/article/view/13200. Acesso em: 24 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.36661/2238-9717.2023n41.13200

MENESES, Sônia Maria de. Os vendedores de verdades: o dizer verdadeiro e a sedução negacionista na cena pública como problema para o jornalismo e a história (2010-2020). Revista Brasileira de História, [S. l.], v. 41, n. 87, maio/ago. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-93472021v42n87-05. Acesso em: 2 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-93472021v42n87-05

MONTEIRO, Ana Maria; REZNIK, Luís. Pesquisa na formação de professores: perspectivas a partir do Mestrado Profissional em Ensino de História/ProfHistória. In: GABRIEL, Carmen Teresa; MARTINS, Marcus Leonardo Bomfim. Formação Docente e Currículo: conhecimentos, sujeitos e territórios. 1a ed. Rio de Janeiro. Mauad X, 2021. p. 227-252.

MONTEIRO, Ana Maria; ROSSATO, Luciana. ProfHistória: formação docente, demandas do presente e novas perspectivas para o Ensino de História. Revista Maracanan, Rio de Janeiro, n. 32, p. 36–59, jan./abr. 2023. DOI: 10.12957/revmar.2023.71053. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/maracanan/article/view/71053. Acesso em: 24 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.12957/revmar.2023.71053

PINAR, William. O que é a Teoria de Currículo? 1ed. Porto: Porto Editora, 2007.

RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmen Sanches (Orgs.). Conversa como metodologia de pesquisa - por que não? Rio de Janeiro: Editora Ayvu, 2018.

SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano: Da cultura das mídias a cibercultura. São Paulo: Editora Paulus, 2003.

SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019.

SKLIAR, Carlos. Elogia à conversa (em forma de convite à leitura) In: RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmen Sanches (Orgs.). Conversa como metodologia de pesquisa - por que não? Rio de Janeiro: Editora Ayvu, 2018. p. 11-13.

Downloads

Publicado

26-08-2024

Como Citar

AROSA, G.; GABRIEL, C. T.; OLIVEIRA , J. PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO E OBJETIVAÇÃO EM CONVERSA COM PROFESSORES DE HISTÓRIA (NA) SOBRE A ERA DIGITAL. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 17, n. 2, p. e70369 , 2024. DOI: 10.15687/rec.v17i2.70369. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/70369. Acesso em: 26 set. 2024.