Currículo e educação inclusiva: as políticas curriculares nacionais

Autores

  • Amélia Maria Araújo Mesquita

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v3i1.9093

Resumo

Este artigo tem por objetivo tecer algumas análises sobre a política curricular para a inclusão educacional especificamente a inclusão de pessoas com deficiência que se desenha hoje na perspectiva da adaptação curricular. Assim, por meio da pesquisa bibliográfica e documental, busco apresentar argumentos que sustentam a tese de que tal orientação, a despeito das suas contribuições para a qualificação da prática educativa inclusiva, acaba reforçando a inclusão-excludente na medida em que a adaptação assevera a idéia de um currículo homogenizador, portanto, não compatível com o princípio da inclusão que se anuncia na valorização da diversidade e da diferença.

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Publicado

25-09-2010

Como Citar

MESQUITA, A. M. . A. Currículo e educação inclusiva: as políticas curriculares nacionais. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 3, n. 1, 2010. DOI: 10.15687/rec.v3i1.9093. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/9093. Acesso em: 29 mar. 2024.