A CENTRALIDADE DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE UM CURRÍCULO DE HABILIDADES ENTRE PROFESSORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v10i3.33935

Palavras-chave:

Currículo escolar., Políticas educacionais., Professores.

Resumo

Investiga-se, neste artigo, a política curricular da rede estadual de ensino fluminense, o Currículo Mínimo. Seguindo o caminho adotado por outros estados, o Rio de Janeiro adota medidas para reestruturar sua rede de ensino e melhorar os indicadores educacionais. Para esse fim, tem se apropriado de estratégias de responsabilização, estandardização, centralização do currículo e criação de seu próprio sistema de avaliação em larga escala. O presente estudo possui como questão central discutir as concepções dos professores sobre o Currículo Mínimo de Ciências. Esta análise estrutura-se na teoria das representações sociais e busca conhecer e explorar os elementos de maior centralidade no perfil identitário dos docentes sobre o currículo. O conteúdo da centralidade das representações sociais sugere que os professores vivem um momento de reajustes em sua prática. É fundamental desenvolver meios que deixem mais claros os objetivos da política. Deve-se implantar estratégias para capacitar os professores a lidar com a estrutura contemporânea dos currículos, baseada em habilidades e competências. É preciso que estas políticas sejam consolidadas com longevidade, com objetivos claros e pedagogicamente definidos, os quais sejam plenamente esclarecidos e justificados para aqueles que farão sua efetivação. Desta maneira, somente com o engajamento e a participação dos professores, pode-se pensar em políticas educacionais de fato transformadoras.

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Biografia do Autor

Diego Mota, Colégio Pedro II, Brasil.

Mestre em Biologia Geral, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professor do Colégio Pedro II. 

Denise Rocha Correa Lannes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Educação Gestão e Difusão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professora Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

31-12-2017

Como Citar

MOTA, D.; LANNES, D. R. C. A CENTRALIDADE DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE UM CURRÍCULO DE HABILIDADES ENTRE PROFESSORES. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 429–447, 2017. DOI: 10.15687/rec.v10i3.33935. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/rec.v10i3.33935. Acesso em: 18 nov. 2024.