O ENSINO DE SOCIOLOGIA E AS POLÍTICAS DE INDUÇÃO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO

Autores

  • Valci Melo Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v9i3.28879

Resumo

O presente artigo analisa os méritos e os limites de algumas políticas educacionais voltadas à melhoria da qualidade do Ensino Médio brasileiro com foco na dimensão curricular, a exemplo do ProEMI e do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. A investigação se dá à luz do materialismo histórico-dialético em suas riquíssimas contribuições ao estudo sociológico da educação. Ao longo do texto, analisa-se o vínculo entre os desafios e proposições atuais para o Ensino Médio e a problemática relação entre educação, trabalho e projeto societário no interior da sociedade de classes. Também investiga-se o lugar da disciplina Sociologia nessas e em outras iniciativas estatais, concluindo-se que este componente curricular, embora não esteja sob um novo risco de exclusão, vê-se limitado tanto pelos desafios que afetam a etapa educacional na qual está inserido, como também, por aqueles que incidem sobre as Ciências Sociais e o campo educacional como um todo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Valci Melo, Universidade Federal de Alagoas

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL, 2011), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL, 2016) e licenciando em Ciências Sociais, também pela UFAL. É professor de Ensino Fundamental na rede pública municipal de São José da Tapera, Sertão Alagoano.

Referências

ALAGOAS. Diagnóstico do Plano Estadual de Educação 2015-2025. Maceió: Secretaria Estadual de Educação, 2015.

APPLE, Michael. Repensando Ideologia e Currículo. In: SILVA, Tomaz Tadeu da; MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa (orgs.). Currículo, cultura e sociedade. 7. ed. São Paulo, Cortez, 2002.

BOM DIA BRASIL entrevista Dilma Rousseff: segundo bloco. Apresentação de Chico Pinheiro e Ana Paula Araújo. Rio de Janeiro: TV Globo, 22 set. 2014. Telejornal.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

BRASIL. Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, Diário Oficial da União, Brasília, 22 de junho de 2007.

______. Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008. Institui o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Diário Oficial da União, Brasília, 17 de julho de 2008.

______. Emenda constitucional nº 59, de 11 de novembro de 2009. Diário Oficial da União, Brasília, 12 de novembro de 2009a.

______. Lei nº 12.061, de 27 de outubro de 2009. Altera o inciso II do art. 4o e o inciso VI do art. 10 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, para assegurar o acesso de todos os interessados ao ensino médio público. Diário Oficial da União, Brasília, 28 de outubro de 2009b.

______. Ensino Médio Inovador. Brasília: MEC, 2009c.

______. Portaria nº 971, de 09 de outubro de 2009. Institui o Programa Ensino Médio Inovador. Diário Oficial da União, Brasília, 13 de outubro de 2009d.

______. Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, 30 de janeiro de 2009e.

______. Resolução CNE/CEB nº 2, de 30 de janeiro de 2012. Define diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio. Diário Oficial da União, Brasília, 31 de janeiro de 2012.

______. Portaria nº 1.140, de 22 de novembro de 2013. Institui o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Brasília, Diário Oficial da União, 09 de dezembro de 2013a.

______. Relatório de gestão 2009 a 2013. Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB). Brasília: CAPES, 2013b.

______. Projeto de lei nº 6.840, de 2013c. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para instituir a jornada em tempo integral no ensino médio, dispor sobre a organização dos currículos do ensino médio em áreas do conhecimento e dá outras providências. Disponível em: http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1200428&filename=PL+6840/2013. Acesso em: 15 set. 2014.

______. Relatório Educação para Todos no Brasil: 2000-2015. Brasília: MEC, 2014a (versão preliminar).

______. Programa Ensino Médio Inovador: documento orientador. Brasília: MEC, 2014b.

______. Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio: documento orientador das ações de formação continuada de professores e coordenadores pedagógicos do Ensino Médio em 2014. Brasília: MEC, 2014c.

______. Lei 13.005, de 25 junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 26 de junho de 2014d.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO. Atualização do debate da CNTE sobre o piso do magistério público da Educação Básica – PSPN. Brasília: CNTE, 2014.

DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

FERREIRA, Izalci Lucas. Projeto de Lei 6.003/2013. Disponível em: http://www.camara.gov.br/sileg/integras/1200518.pdf. Acesso em: 14 jul. 2015.

FORQUIN, Jean-Claude. Sociologia das desigualdades de acesso à educação: principais orientações, principais resultados desde 1965. In: FORQUIN, Jean Claude (org.) Sociologia da educação: dez anos de pesquisa. Petrópolis: Vozes, 1995.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. 6. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.

______.; CIAVATTA, Maria. Perspectivas sociais e políticas da formação de nível médio: avanços e entraves nas suas modalidades. Educação & Sociedade, [Campinas], v. 32, n. 116, p. 619-638, jul./set. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v32n116/a02v32n116.pdf. Acesso em: 14 set. 2014.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Síntese de Indicadores Sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira. Brasília: IBGE, 2014.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo Escolar da Educação Básica 2013: resumo técnico. Brasília: INEP, 2014a.

______. Sistema de Consulta a Matrícula do Censo Escolar - 1997/2014. Brasília: INEP, 2014b. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-matricula. Acesso em 15 jun. 2015.

______. Sinopse Estatística da Educação Básica 2014. Brasília: INEP, 2014c.

JINKINGS, Nise. Desafios do ensino de Sociologia em tempos de crise. In: VIEIRA, José Glebson; CUNHA, Lidiane Alves (orgs.). Desafios e perspectivas do ensino e da formação de professores de sociologia para o ensino médio. Mossoró – RN: UERN, 2014.

KUENZER, Acacia Zeneida. O ensino médio agora é para a vida: entre o pretendido, o dito e o feito. Educ. Soc., Campinas , ano XXI, nº 70, abr. 2000. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/es/v21n70/a03v2170.pdf. Acesso em 14 set. 2014.

______. A formação de professores para o ensino médio: velhos problemas, novos desafios. Educação & Sociedade, [Campinas], v. 32, n. 116, p. 667-688, jul./set. 2011. Título do fascículo: O ensino médio e suas modalidades: propostas, problemas e perspectiva. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v32n116/a04v32n116.pdf. Acesso em: 14 set. 2014.

LESSA, Sérgio. Mundo dos homens: trabalho e ser social. 3. ed. rev. e corrigida. São Paulo: Instituto Lukács, 2012.

LUKÁCS, Georg. A reprodução. Maceió: [s.n], 1992. Digitado (Tradução de Sérgio Lessa).

MACHADO COSTA, Gilvan Luiz. Configurações, limites e perspectivas do Ensino Médio no Brasil: qualidade e valorização dos professores. Práxis Educativa (Brasil), vol. 8, n.1, p. 85-109, jan.-jun. 2013b. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/894/89427917005.pdf. Acesso em 14 set. 2014.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004 (Tradução de Jesus Ranieri).

______. Crítica do Programa de Gotha. São Paulo: Boitempo, 2012.

______.; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

MORAES, Amaury Cesar. Desafios do Ensino de Sociologia na Escola Média. In: Desafios e perspectivas do ensino e da formação de professores de sociologia para o ensino médio. Mossoró – RN: UERN, 2014.

OLIVEIRA, Amurabi. O ensino de sociologia e as novas DCNEM. Educere et Educare, Cascavel – PR, vol. 9, n. 18, p. 641 – 650, jul.-dez. 2014a.

______. A formação inicial de professores de Sociologia no Nordeste: alguns breves apontamentos. Rev. Eletrônica Pesquiseduca, Santos, v. 06, n. 12, p. 285-299, jul.-dez. 2014b.

______. Os desafios teórico-metodológicos do ensino de Sociologia no Ensino Médio. Perspectiva, Florianópolis, v. 32, n. 3, p. 1019 - 1044, set./dez. 2014c.

PEREIRA, Kátia dos Santos. Reformulação do Ensino Médio: nota técnica. Consultoria legislativa, Brasília: Câmara dos Deputados, ago. 2014.

PETITAT, André. Produção da escola, produção da sociedade: análise sócio-histórica de alguns momentos decisivos da evolução escolar no ocidente. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

PINTO, José Marcelino de Rezende; AMARAL, Nelson Cardoso; CASTRO, Jorge Abrahão de. O financiamento do ensino médio no Brasil: de uma escola boa para poucos à massificação barata da rede pública. Educ. Soc., Campinas, v. 32, n. 116, p. 639-665, jul.-set. 2011.

PONCE, Aníbal. Educação e luta de classes. 21. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

,

SERGIPE. Documento base do Plano Estadual de Educação de Sergipe. Aracajú: Fórum Estadual de Educação de Sergipe, 2015.

SILVA, Tomaz Tadeu da. O que produz e o que reproduz em educação: ensaios de sociologia da educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

______. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

______.; MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. Sociologia e Teoria Crítica do Currículo: uma introdução. Currículo, cultura e sociedade. 7. ed. São Paulo, Cortez, 2002.

TONET, Ivo. Educação contra o capital. 2. ed. rev. São Paulo: Instituto Lukács, 2012.

VAN HAECHT, Anne. Sociologia da educação: a escola posta à prova. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Downloads

Publicado

28-12-2016

Como Citar

MELO, V. O ENSINO DE SOCIOLOGIA E AS POLÍTICAS DE INDUÇÃO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 9, n. 3, 2016. DOI: 10.15687/rec.v9i3.28879. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/rec.v9i3.28879. Acesso em: 18 nov. 2024.