EXPERIÊNCIA EDUCATIVA NO CANDOMBLÉ E SUAS REVERBERAÇÕES NO COTIDIANO DA ESCOLA

Autores

  • Nilma Margarida Castro Crusoé Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Cecília Conceição Moreira Soares Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v9i3.30104

Resumo

O presente trabalho visa apresentar resultado de pesquisa sobre a experiência educativa no candomblé e suas reverberações na prática educativa escolar tomando como referência o conceito de experiência na Fenomenologia das relações sociais, em Schultz. Foi desenvolvido estudo exploratório, no Terreiro Ilê Axé Maroketu, localizado na cidade de Salvador - BA. Para tal, foi realizada uma entrevista com um membro do espaço religioso, professora da educação básica. Os resultados apontaram que princípios educativos do candomblé, tais como paciência, saber escutar e respeito às hierarquias, podem reverberar no espaço educativo formal. Palavras- Chave: Candomblé. Cotidiano. Experiência. Prática Educativa.

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Biografia do Autor

Nilma Margarida Castro Crusoé, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) e Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd)

Cecília Conceição Moreira Soares, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Departamento de Educação

Referências

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Publicado

28-12-2016

Como Citar

CRUSOÉ, N. M. C.; SOARES, C. C. M. EXPERIÊNCIA EDUCATIVA NO CANDOMBLÉ E SUAS REVERBERAÇÕES NO COTIDIANO DA ESCOLA. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 9, n. 3, 2016. DOI: 10.15687/rec.v9i3.30104. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/rec.v9i3.30104. Acesso em: 18 nov. 2024.