CURRÍCULO
um artefato sócio-histórico-cultural
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v1n11.34639Palavras-chave:
Currículo, Artefato sócio-histórico cultural, Espaço e Lugar, Território curricularResumo
Este ensaio busca recuperar e sistematizar os conceitos de currículo, articulando-os com os elementos que se entremeiam na construção de um currículo educacional. Partindo da concepção de um currículo como artefato sócio-histórico-cultural e recuperando a origem do termo e das formas de utilização educacional do termo, se descreve o movimento de compreender como as relações de poder e estabelecimento dos territórios se articulam aos espaços e lugares, permeando e determinando as comunidades disciplinares e epistêmicas na consolidação de um documento que é ao mesmo tempo determinador e determinado, influenciado e influenciador. O currículo como construtor de identidades emerge, pontuando sua influência e poder de aculturação dos que com ele se envolvem.
Downloads
Métricas
Referências
ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de estado: notas sobre os aparelhos ideológicos de estado. 3. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1985.
APPLE, Michael W. Política cultural e educação. São Paulo: Cortez, 2000.
APPLE, Michael W. Repensando ideologia e currículo. In: MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa; SILVA, Tomáz Tadeu da. Currículo, cultura e sociedade. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2011. p.49-69.
CHARTIER, Roger. O mundo como representação. In: CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a história entre certezas e inquietude. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2002. p. 61-79.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação. v. 2, p. 177-229, 1990.
COSTA, Marisa Vorraber. Currículo e política cultural. In: COSTA, Marisa Vorraber (org). O currículo nos limiares do contemporâneo. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p.37-68.
CUNHA, Maria Isabel da. Os conceitos de espaço, lugar e território nos processos analíticos da formação dos docentes universitários. Educação Unisinos. v. 12, n. 3, p. 182-186, 2008.
DIAS, Rosanne Evangelista; LÓPEZ, Silvia Braña. Conhecimento, interesse e poder na produção de políticas curriculares. Currículo sem Fronteiras. v. 6, n. 2, p. 53-66. 2006.
ESCOLANO, Agustín. Arquitetura como programa: espaço-escola e currículo. In: VIÑAO FRAGO, Antonio; ESCOLANO, Agustín. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p. 21-57.
FORQUIN, Jean-Claude. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. Teoria & Educação. v. 5, p. 28-49, 1992.
GIMENO SACRISTÁN. José. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
GOODSON, Ivor F. A construção social do currículo. Lisboa: Educa, 1997. (Coleção Educa Currículo)
GOODSON, Ivor F. As políticas de currículo e de escolarização: abordagens históricas. Petrópolis: Vozes, 2008.
GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e história. 11 ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
GOODSON, Ivor F. O currículo em mudança: estudos na construção social do currículo. Porto: Porto Editora, 2001.
HAMILTON, David. Sobre as origens dos termos classe e curriculum. Teoria & Educação. v. 6, p. 33-52, 1992.
HOBSBAWM, Eric. Introdução: a invenção das tradições. In: HOBSBAWM, Eric; RANGER, Terence (orgs). A invenção das tradições. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008. p. 9-24.
JULIÁ, Dominique. Disciplinas escolares: objetivos, ensino, apropriação. In: LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth (orgs). Disciplinas e integração curricular: história e políticas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p.37-71.
LIMA, Idelsuite de Sousa. A interrelação curricular. In: PEREIRA, Maria Zuleide Costa; LIMA, Idelsuite de Sousa (orgs). Currículo e políticas educacionais em debate. Campinas: Alínea, 2012. p. 151-162.
LOPES, Alice Casimiro. Políticas de currículo: questões teórico-metodológicas. In: LOPES, Alice Casimiro; DIAS, Rosanne Evangelista; ABREU, Rozana Gomes de (orgs). Discursos nas políticas de currículo. Rio de Janeiro: Quartet, Faperj, 2011. p. 19-47.
LOPES, Alice Casimiro. Políticas de integração curricular. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2008.
LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
LOPES, Jader Janer Moreira. Reminiscências da paisagem: vozes, discursos e materiais na configuração das escolas na produção do espaço brasileiro. In: LOPES, Jader Janer Moreira; CLARETO, Sonia Maria (orgs). Espaço e educação: travessias e atravessamentos. Araraquara: Junqueira Marin, 2007. p. 73-98.
MACEDO, Roberto Sidnei. Currículo: campo, conceito e pesquisa. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. Currículo, utopia e pós-modernidade. In: MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa (org). Currículo: questões atuais. 18. ed. Campinas: Papirus, 2011. p. 9-27.
MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa; SILVA, Tomáz Tadeu. Sociologia e teoria crítica do currículo: uma introdução. In: MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa; SILVA, Tomáz Tadeu da. Currículo, cultura e sociedade. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 13-47.
POPKEWITZ, Thomas S. História do currículo, regulação social e poder. In: SILVA, Tomáz Tadeu da (org). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1999 (Coleção Ciências Sociais da Educação). p. 173-209.
POPKEWITZ, Thomaz. Reforma educacional: uma política sociológica - poder e conhecimento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. p. 148-155.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Apresentação. In: GOODSON, Ivor F. Currículo: teoria e história. 11 ed. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 7-13.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Os novos mapas culturais e o lugar do currículo numa paisagem pós-moderna. In: SILVA, Tomaz Tadeu da; MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 184-202.
SILVA, Tomáz Tadeu. Currículo e identidade social: territórios contestados. In: SILVA, Tomáz Tadeu (org). Alienígenas na sala de aula. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1995.
SOUZA, Ruy Guilherme Silveira de. Estratégia de mobilização para as transformações curriculares. In: MARINS, João José Neves; REGO, Sérgio (orgs). Educação médica: gestão, cuidado, avaliação. São Paulo: Hucitec, Rio de Janeiro: ABEM, 2011. p. 67-82.
TAVANO, Patricia Teixeira. Onde a morte se compraz em auxiliar a vida: A trajetória da disciplina de Anatomia Humana no currículo médico da primeira Faculdade oficial de Medicina de São Paulo – o período de Renato Locchi (1937-1955). 2011. 287f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.
TORRES, Wagner Nóbrega; DIAS, Rosanne Evangelista. Comunidades epistêmicas nas políticas de currículo em EJA. In: LOPES, Alice Casimiro; DIAS, Rosanne Evangelista; ABREU, Rozana Gomes de (orgs). Discursos nas políticas de currículo. Rio de Janeiro: Quartet, Faperj, 2011. p. 205-223.
VEIGA NETO, Alfredo. Currículo e história: uma conexão radical. In: COSTA, Marisa Vorraber (org). O currículo nos limiares do contemporâneo. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p. 93-104.
VEIGA-NETO, Alfredo. Cultura e currículo. Contrapontos. v. 2, n. 4, p. 43-51, 2002a.
VEIGA-NETO, Alfredo. Currículo e interdisciplinaridade. In: MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa (org). Currículo: questões atuais. 18. ed. Campinas: Papirus, 2011. p. 59-101.
VEIGA-NETO, Alfredo. Delírios avaliatórios: o currículo desvia para a direita ou um farol para o currículo. In: FAVACHO, André Márcio Picanço; PACHECO, José Augusto; SALES, Shirlei Rezende (orgs). Currículo, conhecimento e avaliação: divergências e tensões. Curitiba: CRV, 2013. p. 155-176.
VEIGA-NETO, Alfredo. Espaço e currículo. In: LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth (orgs). Disciplinas e integração curricular: histórias e políticas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002b. p. 201-220.
VEIGA-NETO, Alfredo. Novas geometrias para o currículo e processos identitários. In: MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa Moreira; PACHECO, José Augusto; MACEDO, Elizabeth; CASIMIRO, Maria Alice (orgs). O currículo e produção de identidades. Actas do V Colóquio sobre questões curriculares. Centro de investigação em Psicologia, Universidade do Minho, 02 a 04 de junho de 2002c. p. 13-31.
VIÑAO FRAGO, Antonio. Do espaço escolar e da escola como lugar: propostas e questões. In: VIÑAO FRAGO, Antonio; ESCOLANO, Agustín. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. 2.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p. 60-139.
YOUNG, Michael F. D. O currículo do futuro: da nova sociologia da educação a uma teoria crítica do aprendizado. Campinas: Papirus, 2000 (Coleção Magistério: formação e trabalho pedagógico).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.